Diretoria de Comunicação da Uerj
O Núcleo do Envelhecimento Humano (Nuceh) da Uerj – antiga Universidade da Terceira Idade (Unati) – foi um dos homenageados do Prêmio Zilda Arns 2024, por suas ações de ensino, pesquisa, extensão e modelos assistenciais de saúde voltados para o atendimento da população acima de 60 anos. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu nesta quarta-feira (10/7) no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O prêmio reconhece pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas. Por indicação de deputados e senadores, são escolhidos até cinco homenageados a cada ano por um conselho deliberativo, composto pelo segundo-secretário, pelos membros titulares da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados. O nome do prêmio é uma homenagem à médica pediatra Zilda Arns Neumann, uma das fundadoras da Pastoral da Criança, que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, no Conselho Nacional de Saúde e no Ministério da Saúde.
A reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva, explicou a importância desse trabalho para a Universidade e para o Brasil. “A Uerj é uma universidade aberta, inclusiva e há mais de 30 anos trabalha para que isso continue sendo uma realidade. Foi na década de 1970 que o professor Piquet Carneiro, um grande médico humanista, começou a defender que o Brasil precisava se preocupar com as pessoas idosas. Na continuidade desse trabalho, em 1993, o professor e sanitarista Hesio Cordeiro criou a então Unati, hoje Nuceh, que abre as portas da Universidade a cada ano para que dois mil idosos participem de cursos e oficinas em diversas áreas”, lembrou Gulnar. “Pelo campus da Uerj no Maracanã não circulam apenas jovens, mas também idosos, que nos levam muita alegria e mostram o quanto é importante esse trabalho. Com a experiência acumulada, eles podem fazer muito pelo Brasil. Cuidar dos nossos idosos é investir no nosso futuro e do nosso país. É uma grande alegria para a nossa Universidade ter esse trabalho reconhecido”, concluiu.
O Deputado Federal Reimont (PT-RJ), responsável pela indicação do Nuceh ao Prêmio Zilda Arns, destacou a dedicação do diretor do Núcleo, Renato Veras. “Quero agradecer ao querido companheiro, professor Renato Veras, especialista no tema do envelhecimento, da qualidade de vida dos idosos, por sua contribuição. É uma dedicação de vida a esse projeto. E a vida que vale a pena é dinâmica, tem movimento, interfere e ajuda. Proporcionar às pessoas idosas uma vida que vale a pena é o propósito do Nuceh”, declarou.
O professor Renato Veras esclareceu que, à medida que o tempo passa, o trabalho desenvolvido pela Uerj por meio do Nuceh tem se mostrado mais relevante. “Creio que, nos dias atuais, esse projeto de cuidado integral para os idosos tem se mostrado muito importante, pois o Brasil envelhece e essas pessoas precisam, cada vez mais, de serviços de qualidade e da formação qualificada dos profissionais que trabalham com o segmento etário que mais cresce no Brasil e no mundo”, ressaltou Veras.
“O prêmio Zilda Arns é o reconhecimento do parlamento brasileiro do importante trabalho da Uerj dirigido à população idosa. São mais de 30 anos de trabalho oferecendo ao público idoso um cuidado integral, apoio às famílias, um ambulatório bastante qualificado, uma revista científica muito conceituada, formação de profissionais de saúde na área da Geriatria e Gerontologia, mais de 50 cursos e oficinas, ou seja, um projeto robusto e muito bem avaliado pela sociedade. Projeto que, inclusive, já ganhou um prêmio da Organização Mundial da Saúde”, acrescentou o professor.
O diretor frisou ainda que o Núcleo já prepara novos projetos. “É um orgulho a Uerj manter uma unidade tão relevante para o público idoso e tão bem aceita pela sociedade brasileira. Aliás, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Pretendemos ampliar os nossos projetos, oferecer novos cursos de pós-graduação aos profissionais de saúde e levar o nosso bem-sucedido modelo assistencial para muitas cidades brasileiras”, finalizou.
Uma proposta inovadora há 31 anos
O projeto hoje premiado teve início em meados da década de 1970, com a iniciativa do médico geriatra e professor emérito da Faculdade de Medicina da Uerj (FCM), Américo Piquet Carneiro, que reuniu um grupo de profissionais interessados nas questões inerentes ao envelhecimento da população e no crescimento da terceira idade no Brasil. A partir dos debates e trocas de experiências, foi sistematizado o Projeto Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj. A proposta era oferecer atenção integral à saúde da pessoa idosa, numa ação multiprofissional e interdisciplinar, vendo o idoso como ser humano integral e sua saúde inserida em um processo amplo de aprimoramento da qualidade de vida.
Com essa mesma proposta, em 25 de agosto de 1993, a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) da Uerj iniciou suas atividades sob a direção do professor Renato Veras, ainda como um pequeno núcleo da então Sub-Reitoria de Assuntos Comunitários, oferecendo um programa com atividades educativas e socioculturais gratuitas destinado à população com idade mínima de 60 anos.
A partir de 2024, a Unati passa a fazer parte do Núcleo do Envelhecimento Humano (Nuceh) da Uerj, seguindo o objetivo de ser um centro de ensino, pesquisa, extensão, estudos, debates e assistência voltado para questões inerentes ao envelhecimento da nossa população, além de formar profissionais especialistas nas áreas de gerontogeriatria.
Atualmente, o Centro de Convivência do Nuceh é um espaço de educação permanente e continuada, a partir de ações interdisciplinares, norteadas por uma equipe multiprofissional. São ofertadas, gratuitamente, 50 oficinas, divididas em quatro áreas temáticas, com a duração de um ano. Entre elas, Mídias Sociais, Informática, Ginástica Cerebral, Nutrição, Gerontopsicomotricidade, Passos Seguros, Dança de Salão, Yoga e Origami.
O Nuceh fica no 10º andar do bloco F, no campus Maracanã da Uerj. Para obter mais informações sobre as atividades oferecidas, acesse o site, os perfis do Instagram e do Facebook do Núcleo ou ligue para (21) 2334-0604.