Novos passos para fortalecer a internacionalização do ensino

18/12/201913:18

Csepe aprova primeiros cursos de extensão internacionais

Com o objetivo de ampliar a internacionalização de atividades acadêmicas, culturais e científicas, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe), em sessão extraordinária realizada na última sexta-feira (13), aprovou o Rio’s Summers Courses. Reunindo os primeiros cursos de extensão internacionais, a iniciativa é fruto de uma parceria entre a Diretoria de Cooperação Internacional (DCI) e a Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR-3).

Com duração de até duas semanas, os encontros começam em junho de 2020 e são abertos à comunidade. Entre eles estão: Anatomía Comparada de Los Vertebrados; Media and Violence: A Perspective from Rio de Janeiro; e Oceanography and Biology of Tropical Oceans. As aulas serão ministradas em inglês e espanhol por professores da UERJ. Há ainda a oferta do curso de Português para estrangeiros.

Em breve, todas as informações estarão disponíveis no site do Centro de Produção da UERJ (Cepuerj).

Assinatura de convênio a bordo de embarcação histórica

A UERJ e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assinaram um convênio com a Universidad CEU San Pablo, da Espanha, também na semana passada. A cerimônia ocorreu a bordo do navio-escola da Marinha espanhola Juan Sebastián de Elcano, no Porto do Rio de Janeiro, na Praça Mauá e faz parte das ações de fortalecimento da internacionalização do ensino.

Em seus 91 anos, essa é a 30ª vez que o navio Elcano atraca na capital fluminense. Desta vez, além dos encontros acadêmicos e empresariais, a ocasião é ainda mais especial, pois celebra os 500 anos da primeira volta ao mundo, realizada em 1519. A baía de Guanabara foi o primeiro porto das Américas visitado pela histórica expedição naval empreendida por Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano. A missão da embarcação de 113 metros de comprimento é treinar, por meio de atividades profissionais em constante contato com o mar, os Guardas Marinhos da Escola Militar Naval dos diferentes Corpos da Marinha.

“Nós, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, estamos em 2020 completando 70 anos. Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro irá completar 100 anos. São datas importantes que estamos comemorando e é importante que tenhamos parcerias desse tipo para nossa desenvoltura acadêmica. É com muito bom gosto que fazemos isso!”, afirmou o reitor Ruy Garcia Marques.

Com a parceria, nos próximos três anos, a Universidade vai participar de atividades relacionadas à Cátedra Internacional CEU Elcano – nascida de um acordo entre a Marinha espanhola e a Universidad CEU San Pablo, em função da celebração. O estreitamento de laços com o país europeu, que garantirá projetos na área de Oceanografia, conforme o planejado com a Embaixada da Espanha, assume muita importância ao projetar a Universidade internacionalmente.