Novo vídeo institucional convida o público a um passeio por todos os campi e unidades da Uerj

22/11/202318:03

Diversidade. Esse é o conceito que conduz a narrativa do novo vídeo institucional da Uerj, traçando pontes entre conhecimento e criatividade, inovação e tradição, esperança e futuro. A produção já está disponível no portal da Universidade e no canal da TV Uerj no YouTube, em versão acessível com interpretação em Libras. O vídeo apresenta a Universidade ao público, traduzindo em imagens a pluralidade que a distingue, seus valores, a forte presença no território fluminense e seus principais indicadores atualizados. As versões em línguas estrangeiras já estão em produção e serão lançadas nos próximos dias.

A bordo de sobrevoos realizados com drones, o espectador visita os 19 campi e unidades geograficamente dispersos pelo Estado do Rio de Janeiro, incluindo os mais recentes, como o campus Zona Oeste, em Campo Grande, e o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, em Cabo Frio. Durante cerca de cinco minutos, o vídeo mostra por que a Uerj está entre as dez universidades mais importantes do país. Em destaque, seus mais de 38 mil alunos, 80 cursos de graduação, 1.750 bolsas de pós-graduação e mais de mil projetos de extensão. O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) marca presença, assim como o complexo de saúde da Universidade, com seus 50 mil atendimentos mensais.

Pensada pela Diretoria de Comunicação Social (Comuns) e pelo Centro de Tecnologia Educacional (CTE) de forma estratégica, a produção foi elaborada para valorizar a inserção da Uerj no cenário acadêmico e social brasileiro. “O vídeo se soma ao folheto institucional e a outros materiais que produzimos, tendo a diversidade como conceito-chave”, destaca Ana Cláudia Theme, diretora da Comuns. “A partir desse enfoque e com uma narrativa audiovisual leve, retratamos o dinamismo de nossa Universidade que chega aos 73 anos, assim como as pessoas que escrevem essa história todos os dias.”

“Procuramos alcançar diferentes segmentos, como estudantes, professores, técnicos administrativos, ex-alunos e o público em geral”, ressalta Sonia Wanderley, diretora do CTE. “A Uerj é um espaço de aprendizagem e produção de conhecimento, que abraça a diversidade como elemento fundamental para seu fortalecimento social.”

O processo de produção do vídeo precisou aguardar a normalização das atividades presenciais após a pandemia de Covid-19, pois o objetivo era filmar as diferentes unidades habitadas, em suas rotinas de trabalho e estudo. “Queríamos trazer toda a jovialidade, pujança e a vida que circula por todos os campi e unidades”, afirma Cássia Ferreira, coordenadora da TV Uerj.

As versões do vídeo legendadas em inglês, espanhol, francês e japonês já estão sendo elaboradas, em parceria com o Escritório Modelo de Tradução Ana Cristina César, do Instituto de Letras da Uerj.