Novo Centro de Pesquisa promete inovação na área de saúde

10/12/201911:36

O Centro de Pesquisa Clínica Multiusuário (CePeM) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (09/12), representando um avanço para a pesquisa produzida pela Universidade. Ele tem por finalidades a pesquisa clínica, a produção acadêmica e o ensino na área das Ciências da Saúde, com o objetivo maior de subsidiar a melhoria na qualidade do atendimento às necessidades de saúde da população. Em obras desde 2011, o Centro recebeu investimento de R$ 17,8 milhões fundamentalmente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Coordenadora científica da unidade, a professora Eliete Bouskela disse em seu discurso de inauguração no Anfiteatro Ney Palmeiro, no HUPE, que o centro é resultado de um sonho muito antigo e que ele vai contribuir com pesquisas inovadoras, através de startups na área de saúde, além de melhorar a produção em pesquisa médica.

Também foi inaugurado, nesta segunda, o Almoxarifado do HUPE. Desde que um incêndio destruiu as instalações em 2012 o prédio necessitava de reformas, que foram executadas no segundo semestre deste ano ao custo de R$ 8 milhões, investidos pelo Governo do Estado.

O evento contou com as presenças do professor Carlos Eduardo Virgini Magalhães, diretor do HUPE; da professora Eliete Bouskela; do professor Mario Fritsch Toros Neves, diretor da Faculdade de Ciências Médicas; do professor Egberto Moura, sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa; do professor Edmar José Alves dos Santos, secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro; do também secretário de estado Leonardo Rodrigues, responsável pela pasta de Ciência Tecnologia  e Inovação do Rio de Janeiro; da professora Maria Georgina Muniz Washington, vice-reitora; do professor Denizar Vianna Araújo, secretário de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde; e do reitor eleito, professor Ricardo Lodi; e seu vice-reitor, professor Mário Sérgio Carneiro.