No Dia do Professor, Reitoria da Uerj anuncia medidas de valorização do corpo docente, com criação de novas bolsas

15/10/202109:34

Neste Dia do Professor, gostaríamos de nos dirigir a todos os docentes e as docentes da Uerj para agradecer o esforço que foi feito durante os três últimos semestres, em que fomos obrigados a adotar o ensino remoto emergencial como única alternativa para continuar as atividades institucionais de nossa Universidade.

Sabemos que isso foi conquistado com grande sacrifício e capacidade de reinvenção de todos os nossos professores. Por isso, queríamos aproveitar esse dia festivo para dar três notícias importantes.

A primeira delas é a criação do Programa de Incentivo à Docência na Graduação (PRODOCÊNCIA), por meio do estabelecimento de fomentos que permitem reconhecer ações do trabalho docente e, principalmente, daqueles que atuam no ensino de graduação, abrindo condições para que possam realimentar as experiências e práticas típicas e inovadoras dos cursos, assim como as demais bases da Uerj, na extensão, na cultura e na pesquisa, a partir da graduação. E isto se fará com base na concessão de até 600 bolsas de apoio aos docentes, no valor de R$1.400,00, na implementação de projetos de trabalho que articulem o ensino da graduação à prática profissional orientada dos discentes.

A segunda notícia é a ampliação do PROCIÊNCIA, com a criação de 500 novas bolsas, além das atuais, totalizando 988, com o aproveitamento do edital anterior e o lançamento de um novo edital.  Como sabido, trata-se um programa inovador no âmbito das universidades brasileiras, porquanto incentiva a pesquisa científica, a fixação dos pesquisadores, institucionaliza a avaliação periódica, a cada três anos, por meio de mecanismo competitivo de seleção. A admissão e a permanência no programa decorrem do julgamento de Comitês (internos e externos) de seleção e acompanhamento, que utilizam critérios de avaliação compatíveis com aqueles adotados pelas agências de fomento. Atualmente o valor da bolsa é de R$4.000,00.

E por fim, estamos aumentando 405 bolsas discentes para atendimento e desenvolvimento dos projetos de extensão, passando a totalizar 900 bolsas extensionistas universitárias, o que representará quase o dobro do número de bolsas de extensão, consubstanciando uma ação história da atual gestão, com efetivo investimento na extensão universitária, após longos 10 anos de estagnação no investimento da Uerj no fomento da extensão universitária.

Essas medidas serão regulamentadas nos próximos dias e vêm se somar ao auxílio tecnológico, no valor de R$ 1.500,00, a ser pago em cota única a todos os docentes e técnicos na próxima folha de pagamento.

A luta pelo projeto de universidade pública, gratuita, referenciada socialmente, laica e de excelência passa pela valorização do seu corpo docente. Nesse sentido, dentro das nossas competências normativas, estamos fazendo todo o esforço para recompensar a excelência acadêmica de nossos mestres e mestras, a fim de que a Uerj continue, cada vez mais, mudando a vida das pessoas.

Rio de Janeiro, 15 de outubro de 2021.

Ricardo Lodi Ribeiro
Reitor