Mestrandos da FEBF em busca de recursos para conferência na Espanha

17/10/201911:59

Diretoria de Comunicação da Uerj

Entre os trabalhos que serão apresentados na I Conferência Internacional de Pesquisa em Educação, em Barcelona, na Espanha, está o projeto Desafios da Educação Brasileira: Ações Afirmativas no Contexto de Pós-Eleições 2018, de Filipe Luiz Cerqueira Carvalho e Stefany Silva Matos, mestrandos em Educação da UERJ. Os dois estudam na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) e estão comemorando o sucesso. A pesquisa examina os obstáculos no ensino superior brasileiro sob o ponto de vista colonial, na busca de um ensino superior igualitário e de amplo acesso para a população negra. Contudo, o custo da viagem é alto; e como solução do problema os jovens estão utilizando uma arrecadação online.

Organizada pela Rede Espanhola de Institutos de Pesquisa em Educação, a Conferência acontece nos dias 3 e 4 de novembro próximo. O objetivo é discutir os contratempos das pesquisas e da construção de conhecimento no campo da educação, através da análise de tendências e compromissos políticos que a mesma deve ter. Além disso, o evento tem como expoente conferencista o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, que aponta estudos sobre epistemologias, colonialidade e ensino superior.

“Reconheço que a efetivação da nossa presença nesse evento em Barcelona será algo além do que simplesmente melhorar nosso currículo acadêmico. Será também a possibilidade de representar a população negra brasileira, mostrando que nós somos capazes de ocupar esses espaços e dialogar sobre possibilidades de enfrentamentos de desigualdades que perduram até hoje. Infelizmente, nossos recursos para ir não são dos melhores, mas creio que conseguiremos atingir a meta dessa vaquinha”, afirma Stefany.

Filipe Luiz é morador da comunidade de Cidade de Deus desde quando nasceu. Graduado em Pedagogia pela UERJ, o jovem conheceu Stefany esse ano no mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação Educação, Cultura e Comunicação da FEBF. Ela é formada em Pedagogia pelo campus da UERJ. Nascida e criada em Duque de Caxias, Stefany atua como professora de Educação Infantil no bairro carioca de Vila Kennedy. Elaborada pela dupla, a pesquisa observa os desafios do ensino superior brasileiro após as eleições do ano de 2018, com ênfase na questão racial. São analisados fatores históricos e contemporâneos que influenciam na construção de um ensino superior democrático.

Segundo Filipe, contabilizando passaporte, passagens, inscrição, hospedagem e alimentação, os custos chegam a 16 mil reais. Entretanto, passaporte e inscrição já foram conseguidos. Sendo assim, o objetivo é arrecadar 12 mil reais. Nos primeiros dias, 30% do valor foi arrecadado. A vakinha online se encerra no dia 30 de outubro.

“Há dois tipos de expectativas: expectativa pessoal/profissional e expectativa política. A primeira é colocar nosso trabalho circulando fora do país e com isso criar redes, ampliar nosso conhecimento. A segunda é mostrar que o Brasil tem ciência, que tem conhecimento sendo produzido na educação, apesar de todas dificuldades dos últimos anos”, afirma o professor.

Para colaborar, basta acessar o link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/pretos-em-barcelona.