Inscrições abertas até 18/11 para o Prêmio Anísio Teixeira, a honraria aos técnicos administrativos da Uerj

10/11/202219:32

Está aberto, até o dia 18 de novembro, o prazo para indicações de servidores aptos a concorrer à segunda edição do Prêmio Anísio Teixeira. A honraria visa a reconhecer e condecorar os esforços dos técnicos administrativos para a construção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas, Cláudia Mello, a premiação busca valorizar o trabalho dos profissionais que geram impactos positivos à organização e à sociedade. “É o reconhecimento do servidor que enobrece a instituição, ao contribuir com sua competência e dedicação, fazendo o diferencial na execução das suas atividades”, afirma.

Marcos Teodoro, assessor de Comunicação da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI-Uerj) e orador na cerimônia da primeira edição, guarda a homenagem recebida com carinho. “Sou muito abençoado por desenvolver, dentro da instituição, atividades na área em que me formei. Tudo que conquistei na minha vida, social e profissionalmente, foi graças à Uerj. Então, receber esse prêmio foi a consagração desses 37 anos de trabalho e de ser também um multiplicador de ações, não só da UnATI, mas da Universidade como um todo”, ressalta.

Inscrições

Os gestores devem enviar a documentação de chancela, com um total de 25 assinaturas – na primeira edição eram 50 – por candidato ao gabinete da Superintendência de Gestão de Pessoas SGP em correspondência interna via SEI, para análise e validação da comissão instituída. As inscrições podem ser avalizadas por discentes, servidores técnico-administrativos e docentes, inclusive os aposentados ou egressos, desligados da comunidade em 2022, devidamente identificados com seus respectivos números de matrícula.

O prêmio corresponde a um mês de vencimento-base e será concedido a 20 técnicos administrativos, distribuídos proporcionalmente por órgão de lotação. Na edição anterior, realizada em 18 de março, 13 servidores foram agraciados. A novidade deste edital é que as vagas ociosas, após análise preliminar, serão redistribuídas para outras unidades, de acordo com sorteio público, organizado e executado pela comissão para concessão do prêmio.

Na solenidade, marcada para o dia 7 de dezembro, ocorrerá a entrega de placa de homenagem aos premiados e certificado aos servidores indicados e chancelados pela comunidade acadêmica. O evento integra a programação alusiva ao 72º aniversário da Universidade. Na oportunidade, também serão homenageados os trabalhadores que completaram 25 e 40 anos de atuação na Uerj.

Anísio Teixeira

Criado pela Lei nº 6701/2014, o prêmio leva o nome do jurista, intelectual, educador e escritor baiano Anísio Teixeira. Ele foi o idealizador da Universidade do Distrito Federal, fundada em 1935, que deu origem à Uerj posteriormente. Teixeira defendia uma educação pública, gratuita, laica e articulada em uma rede,da infância até a universidade. Para ele, a experiência cotidiana do aluno deve ser a base do aprendizado.

Crítico do analfabetismo que assolava o país na sua época, planejou e implementou ações para modernizar e democratizar o ensino brasileiro, até então bastante elitista. Sempre acreditou no potencial da educação como uma ferramenta de transformação social.

Anísio fundou também a Universidade de Brasília, em parceria com o sociólogo Darcy Ribeiro, além de dirigir a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Por sua valorosa contribuição, Anísio Teixeira é, ainda hoje, figura relevante para a educação brasileira.

Confira todas informações sobre o prêmio no site da SGP.