Diretoria de Comunicação da Uerj
Com o objetivo de auxiliar o eleitor na decisão sobre o seu voto, o Laboratório de Estudos Eleitorais, de Comunicação Política e Opinião Pública (Doxa), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Uerj, lançou a plataforma Vota Aí!, um serviço online que facilita o acesso em todo o país aos programas de governo dos candidatos às prefeituras. Usando Inteligência Artificial e ferramentas de tecnologia da informação, a plataforma é capaz de importar dados direto do sistema do Tribunal Superior Eleitoral, permitindo diversos cruzamentos e análises pelo eleitor.
Na Vota Aí! estão disponíveis ferramentas para apreciações individuais e comparativas das propostas dos partidos e coligações, incluindo dados históricos de eleições passadas desde 2012, podendo ser realizadas filtragens por ano, estado, município, partido ou coligação. Os eleitores podem, por exemplo, gerar gráficos de barras comparando quantitativamente as abordagens de temas como desenvolvimento sustentável, educação, saúde, segurança pública, entre outros. Também podem ser geradas nuvens de palavras e gráficos mostrando de forma hierárquica os vocábulos mais presentes nos programas, redes de palavras demostrando as conexões entre os temas e, ainda, análises de contexto em que são apresentadas as frases imediatamente anteriores e posteriores a cada palavra-chave escolhida pelo eleitor na busca.
Projeto visa atingir o eleitor comum
O projeto, realizado nesta eleição em parceria com o Centro de Estudos da Opinião Pública (Cesop) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi idealizado durante as eleições de 2020 por Nara Salles, doutora em Ciência Política pelo Iesp-Uerj e associada ao Doxa, que atualmente exerce cargo de pesquisadora no Cesop.
“Nosso objetivo principal não é acadêmico, é atingir o eleitor comum no Brasil inteiro. Apresentamos programas de governo registrados no TSE dos mais de 5 mil municípios brasileiros desde 2012. A cada eleição vamos acrescentando, então, as pessoas podem também comparar os programas atuais com os anteriores”, aponta a professora Argelina Figueiredo, coordenadora do Doxa.
A professora explica que existem planos de ampliar o sistema para as eleições ao governo do estado e para a presidência da República, mas acrescenta que os pleitos municipais foram escolhidos porque, segundo ela, as campanhas dos candidatos a prefeito se voltam menos à divulgação dos programas e mais às discussões dos problemas das cidades. “Como nas eleições municipais os programas são menos abordados pela imprensa e pelos próprios eleitores, queremos mostrar as diferenças das propostas entre os candidatos”, afirma.
Doxa detém o maior acervo audiovisual de propaganda eleitoral
O Doxa foi criado em 1996 e realiza pesquisas sobre processos e resultados eleitorais; vínculos e formas de comunicação entre políticos e eleitores; e formação da opinião pública. Além disso, mantém o maior acervo audiovisual de propaganda eleitoral dos candidatos aos cargos executivos e legislativos nos níveis nacional e estadual no Brasil, disponível para acesso ao público e aos pesquisadores por meio do site do Laboratório.
Na página do Doxa, também é possível assistir a um vídeo com quase 40 minutos dos melhores momentos dos programas eleitorais televisivos do segundo turno das campanhas presidenciais de 1989 a 2014 e, ainda, acessar uma ferramenta que fornece os mapas de votação e de características socioeconômicas dos bairros da cidade do Rio de Janeiro nas eleições de 1998 a 2014.