Em entrevista à Rádio Uerj, Ricardo Lodi fala sobre autonomia universitária

27/01/202018:29

Na edição especial do programa Uerj Entrevista, que foi ao ar na Rádio Uerj nesta segunda-feira (27/01), o reitor da Universidade, Ricardo Lodi Ribeiro, refletiu sobre a importância da autonomia universitária, tanto acadêmica como financeira.

“A autonomia universitária sempre foi uma de minhas maiores preocupações. Embora prevista tanto na Constituição Federal, quanto na Estadual, as universidades estão muito longe de ser efetivamente autônomas. A rigor, elas vêm conseguindo manter a autonomia didático-científica. No entanto, nas facetas administrativa e financeira, ainda há muito que avançar. E por que a autonomia é tão importante? Porque a universidade é um espaço de pluralismo de pensamento que, ainda hoje, consegue se manter imune às pressões de mercado, às pressões políticas momentâneas”, destacou.

Sobre a diáspora intelectual que está acontecendo em muitos centros de produção científica brasileiros, com pesquisadores saindo do país, o reitor defendeu a continuidade dos investimentos nas universidades públicas. “Investir em ciência, tecnologia e educação é dar a possibilidade de continuar sonhando com o futuro”, avaliou.

Ricardo Lodi falou ainda sobre a importância da efetivação dos duodécimos para a gestão orçamentária. Além disso, reiterou a proposta de realização de um congresso interno onde se possa discutir sobre os rumos da Universidade. Ressaltou, também, a necessidade de revisão do Estatuto da Uerj e de elaboração de procedimentos de combate à intolerância.

Ouça o episódio do Uerj Entrevista na íntegra.