Editora da UERJ promove evento sobre produção digital

04/12/201816:04

Diretoria de Comunicação da Uerj

A Editora da UERJ, em comemoração ao décimo aniversário do Portal de Publicações Eletrônicas, realiza, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2018, o Simpósio Internacional de Produção Digital. O evento será na Capela Ecumênica, com a presença de convidados.

O Simpósio reúne especialistas com o intuito de discutir o âmbito da difusão e comunicação científica no meio acadêmico, destacando aspectos importantes para a elaboração de e-books e periódicos científicos eletrônicos.

Entre os temas contemplados pelos palestrantes estão os seguintes: os desafios para indexar periódicos em bases de dados; os formatos de publicação de revistas científicas; os procedimentos de seleção de textos de qualidade; a taxa ideal para rejeição de textos submetidos às revistas; processos de divulgação científica e iniciativas de marketing em redes sociais e o debate sobre direitos autorais.

Para aqueles que lidam com produção científica, o Simpósio constitui uma oportunidade de capacitação em diversos quesitos editoriais e um espaço que propicia o debate em sintonia com as questões mais urgentes que influenciam a publicação digital.

A programação inclui os seguintes palestrantes: Antonio Hermida (Content Manager @ Storytel); Sigmar de Mello Rode (Professor da Unesp); Ivonne Lujano (Embaixadora do DOAJ – Directory of Open Access Journals – na América Latina); Leandro Müller (Coordenador do Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais); Arianna Becerril-García (Diretora Executiva da Redalyc); Andre Luiz Appel (Mestre em Ciência da Informação IBICT/UFRJ); Amanda Ramalho (Coordenadora do Projeto SciELO Livros); Michele Schimitt (Coordenadora do Curso de Especialização em Educação no IFSul); Piotr Trzesniak (Doutor em Física pelo Instituto de Física da USP); Solange Santos (Coordenadora de produção e publicação da rede SciELO);  Roberta Cardoso Cerqueira  (Editora executiva de História, Ciências, Saúde – Manguinhos); Cláudio Soares (Escritor e jornalista e e-publisher).

Saiba mais sobre o simpósio em www.eduerj.com/simposio ou pelo seguinte link: https://bit.ly/2ztmVfw