DataUerj 2023 evidencia recuperação após pandemia e crescimento dos indicadores da Universidade

11/09/202317:53

O número de alunos matriculados na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 2022 superou a população de municípios como Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, Itatiaia, no Sul Fluminense, e outras 41 cidades do estado. O total, incluindo graduação, pós-graduação e ensino básico, ofertado pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), foi de 32.976 estudantes, que representa um crescimento de 7,95% em relação ao ano anterior. É o que aponta a nova edição do Anuário Estatístico de Dados – DataUerj 2023, produzido pelo Núcleo de Informação e Estudos de Conjuntura (Niesc). O documento traz 166 quadros de dados institucionais, quantificados em diferentes recortes, e indicadores sobre infraestrutura, pessoal, execução orçamentária, entre outras informações.

Para a professora Lúcia Schmidt de Andrade Lima, diretora do Niesc, o DataUerj é um retrato do momento, bem como um valioso registro histórico da Universidade. Por meio dele, é possível rastrear a evolução do quantitativo de cursos, conceitos, ingressantes, laboratórios, programas de extensão, projetos, convênios firmados, além das receitas e despesas realizadas e a qualificação do corpo docente.

“Ao longo do tempo, vemos uma notável transformação. Saímos de um orçamento em torno de R$ 400 milhões, em meados dos anos 1990, para o patamar atual de R$ 3 bilhões. No mesmo período, saltamos de menos da metade dos professores com doutorado para quase 90%. Isso reflete o progresso contínuo da Uerj, e manter esses registros permite uma comparação detalhada e enriquecedora da trajetória da instituição”, destaca.

Retomada e transparência

De acordo com a diretora, o recém-lançado levantamento mostra a recuperação da Universidade após a grave crise de 2016 e 2017, seguida pela pandemia de Covid-19, a partir de 2020. “A expectativa era que houvesse queda significativa dos principais indicadores avaliados. Contudo, isso não ocorreu. Nos últimos anos, a Uerj manteve seu percurso ascendente em praticamente todos os indicadores, inclusive os financeiros. Com a manutenção dos investimentos e o trabalho desempenhado pelos membros da comunidade acadêmica, a Universidade conseguiu vencer esse período tão desafiador para todas as instituições de ensino”, enfatiza.

Apesar das restrições orçamentárias ainda impostas pela pandemia, a coleta de dados e a publicação do anuário não foram interrompidas. “Isso se deve à política de transparência claramente colocada como meta pelas sucessivas administrações da Universidade desde 2008”, afirma Lúcia.

Além da versão digital disponível para download gratuito no site do Niesc, exemplares impressos e pendrives contendo arquivos PDF estão sendo distribuídos internamente e enviados à Alerj, ao governo do estado, ao Ministério da Educação (MEC) e a parlamentares ligados às pautas de educação, ciência e tecnologia. Confira a versão interativa do DataUerj.