Diretoria de Comunicação da Uerj
A Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação Artística (Coart) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou, nesta sexta-feira (7), o resultado da Chamada de Oficinas Artísticas para o segundo semestre de 2023. Dos 221 projetos submetidos, 56 foram selecionados em sete categorias – Cinema, Literatura, Múltiplos saberes, Artes visuais, Música, Teatro e Corpo e dança.
De acordo com a coordenadora Mônica Bolsoni, a resposta à iniciativa superou as expectativas. “Ficamos bastante impressionados com o número de inscritos, o que demonstra o alcance do trabalho que a Coart vem desenvolvendo ao longo de sua história”, afirma.
A qualidade dos proponentes e a atualidade das oficinas também chamaram a atenção. “Recebemos propostas de excelentes níveis, tanto pelo currículo dos profissionais, quanto por seus projetos em sintonia com demandas e discussões contemporâneas”, diz a coordenadora. Entre os escolhidos, antigos sucessos e novidades. “Teremos a volta de títulos com muita procura, como os da área de corpo e dança, assim como atividades interlinguagens, marcando esse nosso lugar de experimentação”.
A Coart informou que aqueles que não tiveram seus projetos selecionados terão seus dados cadastrados para futuras oportunidades, nas oficinas regulares e de verão, minicursos e workshops.
Cursos começam em agosto
As aulas serão realizadas no Centro Cultural, localizado no campus Maracanã, de 21 de agosto a 8 de dezembro, contabilizando 30 horas totais. As taxas para participação, em parcela única para todo o período, vão variar de R$ 220,00, para a comunidade interna (alunos, técnicos, docentes e terceirizados) e para professores da rede pública de ensino, a R$ 260,00 para a comunidade externa.
Os interessados poderão conhecer as opções de oficinas no dia 1º de agosto, pelos perfis da Coart no Instagram e no Facebook. As inscrições estarão abertas de 7 a 11 de agosto.
Confira a lista de selecionados:
Cinema
– Gustavo Araújo
– Fidelys Fraga
– Francisco Júnior
– Marco Aurélio Correa
– Silvio de Andrade
– Lucas Reis
Literatura
– Ana Luiza Rigueto
– João G. Junior
– Zé Caetano
– Annelise Schwarcz e Bruna Testi
– Danielle Bastos
– Lare Amaro
Múltiplos saberes
– GRIOT
– Carlos F. Figueiras
– Clarice Campos
– Lia Duarte Mota, Raïssa de Góes e Adriana Maciel
– Daniela Mattos
– Elaine Moreira
– Humberto Baltar
Artes visuais
– D’AUMON
– Hoana Bonito
– Hugo Bernabé e Veronica Folla
– Gabriel Saar
– Elisa Paula
– Alexandre Soares da Silva
– J.Lo Borges
– Demacê
– Millena Lízia
– Kim Camargo e Naiara Paula Eugenio
– Nathan Moura
– Silvana Marcelina
Música
– Beatriz Bessa
– Mestre Riko
– Luccas Xaxará
– Fernando Mesquyta
Teatro
– Tainá Pimenta
– Bárbara Pessoa
– Sérgio Loureiro
– Pedro Ivo Rego Maia
– Mariana Arcanjo
– Fernando Melvin
– Manu Marinho e Maiara Carvalho
– Letícia Guimarães
– Sandro Roberto
Corpo e dança
– Mayara Assis
– Vitor Fernandes
– Negra Rô
– Bboy Gb
– Thamyres Veras
– Fernanda Milfont
– Cleiton Sobreira
– Valéria Diniz
– Luciana Souza
– Bia Vinzon
– Elaine Pereira
– Thereza de Oliveira