Carnavalesca Rosa Magalhães recebe título de Doutora Honoris Causa da Uerj em cerimônia na Capela Ecumênica

22/03/202219:24

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) entregou, nesta segunda-feira (21), o título de Doutora Honoris Causa a Rosa Lúcia Benedetti Magalhães, professora, artista plástica, carnavalesca e ex-aluna do curso de Letras da casa – na época Universidade do Estado da Guanabara (UEG). A honraria, criada em 1965, é a mais alta concedida pela instituição a personalidades de destaque brasileiras e estrangeiras por suas contribuições à cultura, à educação ou à humanidade.

Na cerimônia realizada na Capela Ecumênica, no campus Maracanã, o reitor Ricardo Lodi Ribeiro ressaltou que o título é mais do que merecido. “Ela é referência na principal manifestação cultural do Rio de Janeiro, que é o carnaval carioca, além de toda a sua contribuição acadêmica para a cultura do nosso estado. A professora Rosa trouxe para os desfiles das escolas de samba a sofisticação e o aprofundamento da história do povo brasileiro, feita pelo povo brasileiro e para o povo brasileiro”, afirmou.

O professor Luiz Ricardo Leitão, autor da biografia da homenageada, pela coleção Acervo Universitário do Samba, pontuou sua inestimável contribuição para a cultura, a educação e a humanidade. “A modernista e moderníssima criadora sempre promoveu em sua obra ricos enlaces entre vários grupos. De fato, ela soube como poucos e poucas, reunir o acadêmico e o popular em sua engenhosa fabulação na grande ópera popular brasileira: o Carnaval”.

Emocionada, Rosa Magalhães agradeceu a homenagem. “Estou muito feliz e honrada com essa condecoração de uma instituição tão respeitada no meio acadêmico. Venho aqui com muito orgulho agradecer a todos os professores da Uerj, desde os que me receberam ainda aluna na licenciatura até os que me concederam tamanha dignidade”. Ainda no evento, ela apresentou a aula magna “Não há fronteiras entre o popular e o erudito quando se trata de festejar”.

A proposta de homenagear Rosa Magalhães foi apresentada em abril de 2018, em um memorial de 42 páginas assinado pelo então diretor do Departamento Cultural (Decult), Marcelo Gustavo de Campos, e aprovada pelo Conselho Universitário, em maio de 2021. O processo reúne depoimentos de dois estudiosos da obra da carnavalesca, além de documentos comprobatórios de sua importância na área da cultura nacional e internacional.

O trabalho da agora Doutora Honoris Causa da Uerj apresenta um perfil multifacetado e eclético. A qualidade e a pluralidade de suas criações passeiam desde a montagem de espetáculo do cantor lírico José Carreras e show do músico Roger Waters (ex-líder da banda Pink Floyd) até a ópera Carmen. Como artista plástica, participou da 21ª Bienal de São Paulo e da quadrienal de Praga (as duas em 1991), da 49ª bienal de Veneza (2001), além de três mostras no Museu de Arte do Rio (entre 2016 e 2019).

Rosa também se destacou na concepção e execução de grandes eventos, como a abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007 – pelo figurino, recebeu o Prêmio Emmy – e a cerimônia de encerramento das Olimpíadas Rio 2016. Como carnavalesca, deixou sua marca em dez grandes escolas de samba do Rio de Janeiro e duas de São Paulo, desde 1971 até os dias atuais.