CAp-Uerj comemora aprovação de três alunos para a Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio, no Japão

27/02/202416:56

Três alunos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) foram aprovados para cursar graduação na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (Tufs), com bolsa integral do governo japonês. Os selecionados, João Pedro Ribeiro Deolindo, Maria Manuela Monteiro Matos e Sarah Sprogis Brito Batista, todos de 18 anos, seguem para a Terra do Sol Nascente em abril deste ano.

Sarah, Maria e João: capianos que irão para o Japão

De acordo com a coordenadora do processo seletivo e professora do setor de Japonês do Instituto de Letras da Uerj, Elisa Figueira, o convênio entre as instituições existe desde os anos 2000 e, desde a primeira seleção, em 2015, até este ano, 24 alunos conseguiram vagas na universidade japonesa. “No caso dos alunos do CAp-Uerj, a possibilidade de viver quatro anos fora do Brasil, em um país muito distante, acontece numa época de grandes transformações para esses jovens e, por isso, essa graduação na Tufs acaba sendo muito marcante”, afirma a docente.

Apesar de ter prestado outros vestibulares, nacionais e no exterior, Maria Manuela confessa que seu objetivo era conquistar a tão sonhada vaga em Tóquio. “A minha questão principal era estudar na Tufs, porque juntei o que eu já queria fazer como carreira com uma faculdade que tem foco em ser de fato internacional e globalizada”, destaca.

A aprovação no processo seletivo foi motivo de muita comemoração para João Pedro, que passou a se dedicar ainda mais quando soube da oportunidade de intercâmbio para o país dos seus desenhos e jogos favoritos. “Na minha infância, eu tive muito contato com a cultura japonesa por meio de videogames, animes e mangás. Desde então eu sou apaixonado pelo Japão, e agora quero aproveitar essa experiência para conhecer pessoas, viajar pela Ásia e estudar muito”, acrescenta o estudante.

Assim como o colega de turma, Sarah também é uma admiradora do país oriental. A jovem conta que, apesar do interesse pessoal por realizar um intercâmbio, sempre achou que era uma possibilidade distante da sua realidade. “Foi incrível receber a notícia da aprovação, porque, por mais que eu estivesse esperançosa, havia aquele sentimento de insegurança. É uma realização muito grande, porque sempre tive o sonho de estudar fora”, comemora.

Vestibular especial

Para participar do processo seletivo, os interessados precisam reunir a documentação exigida, que inclui certificado de proficiência em língua inglesa; histórico de notas do ensino médio; carta de intenção, que deve trazer os motivos do estudante pelo interesse na instituição, e de recomendação, elaborada pelo CAp-Uerj. Por fim, há uma etapa de entrevista online, também em inglês. “O processo é feito pela Tufs e eu, como coordenadora do projeto na Uerj, presto assistência, esclarecendo os candidatos sobre os detalhes do vestibular e do curso”, explica Elisa.

Os aprovados farão o bacharelado em “Estudos Japoneses”, que aborda aspectos sociais, literários, culturais e linguísticos do país. As aulas são ministradas em japonês e inglês, com estudantes de diversas nacionalidades. Após a formatura, os diplomas precisam ser revalidados no Brasil, com equivalência aos cursos de Relações Internacionais, Letras ou afins.