Uerj voltará às atividades presenciais em 1º de dezembro e próximo calendário ainda será definido

11/03/202018:40

Diretoria de Comunicação da Uerj

Essa notícia é atualizada periodicamente. Última atualização: 29 de outubro de 2021

 

A Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro emitiu, nesta sexta-feira (29), documento que prorroga a suspensão das atividades presenciais até o dia 30 de novembro e autoriza seu retorno a partir de 1º de dezembro. O Período Acadêmico Emergencial 2021.1, que está em curso, segue com aulas remotas até o seu término: em 19 de novembro, para os veteranos; e em 4 de dezembro, para calouros, conforme estabelecido no calendário acadêmico. 

As datas do próximo período ainda serão definidas pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe) mas, a partir de 01/02/22, a Uerj vai assegurar as condições necessárias para a realização de aulas presenciais, de acordo com o calendário e a metodologia a serem estabelecidos.

O Ato Executivo de Decisão Administrativa 58/2021 institui diretrizes para o retorno seguro em todas as unidades da Uerj, agora que a pandemia entra em fase de bandeira amarela (risco baixo) ou bandeira verde (muito baixo) em todas as regiões fluminenses. Mas, para isso, alguns procedimentos sanitários serão exigidos. 

O uso de máscara e a apresentação do passaporte de vacina serão obrigatórios para todos que circularem nas dependências da Universidade. A comprovação de imunização contra a Covid-19 poderá ser feita pelo cartão de vacinação ou pelo aplicativo Conecte SUS. Deverá ser mantido distanciamento mínimo de 1m entre as pessoas, sendo ampliado para 1,5m em áreas de alimentação. A Uerj vai disponibilizar totens com álcool gel e sinalizar fluxo único nos espaços físicos dos campi. 

O documento esclarece ainda que os servidores docentes e técnicos administrativos, bem como demais colaboradores “com comorbidades ou condições precárias de saúde física ou mental” permanecerão em regime de trabalho remoto. A comprovação deverá ser feita em declaração médica.

Para quem apresentar sintomas de Covid ou estiver em contato com suspeitos de contaminação, serão disponibilizados, pela Policlínica Piquet Carneiro, testes com swab nasal (PCR). A Pró-reitoria de Saúde da Uerj (PR5) vai publicar um guia com orientações detalhadas, direcionado à comunidade universitária sobre os procedimentos necessários.

Confira o Aeda 58 e a Nota Técnica da PR5 na íntegra.