Inscrições abertas para colóquio internacional da Faculdade de Educação

Início: 06/02/202000:00 | Término: 06/03/202000:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

Já estão abertas as inscrições para o Colóquio Internacional Independência e Instrução na América e África: História, Memória e Formação. O evento acontece no campus Maracanã, em duas etapas: a primeira será concentrada de 11 a 13 de março, com continuidade em sessões quinzenais até 23 de junho. Todos os detalhes estão disponíveis no site.

O Colóquio contará com a participação de 11 pesquisadores estrangeiros e 20 pesquisadores de diversas universidades do Brasil (do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste).

O objetivo dos encontros é analisar processos de independência na América e África e as relações com os projetos de formação e instrução das populações. Como foco adicional, sugere-se articular análises dos processos emancipatórios com efemérides existentes em cada país (datas cívicas nacionais, cinquentenários, centenários, sesquicentenário e bicentenários), considerando rebatimentos em instrumentos de ensino voltados para a formação de professores, tais como revistas, jornais, livros, compêndios, manuais nacionais ou traduzidos empregados nos programas de formação docente em cada país e nas diversas regiões do Brasil.