Seminário Internacional Paulo Freire

Início: 22/11/202119:00 | Término: 27/11/202116:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Uerj e o Núcleo de Identidade Brasileira e História Contemporânea (Nibrahc) promovem, de 22 a 27 de novembro, o Seminário Internacional Paulo Freire: Um século ensinando, resistindo e emancipando. As transmissões ao vivo poderão ser acompanhadas pelo YouTube, sem necessidade de inscrição prévia. 

Confira a programação:

22 de novembro
19h – Abertura, com o reitor da Uerj, Ricardo Lodi; e a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves. Mediação: Helena Rossi, coordenadora do Nibrahc.

23 de novembro
15h – Educação Contra-hegemonia, com Carlos Eduardo Martins, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-hegemonia; e Maria Lucia Fatorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida. Mediação: Helena Rossi.

19h – Conferência Magistral, com Shu Jianping, ministro conselheiro da Embaixada da China no Brasil. Mediação: Bettina Martins, mestranda em História Política da Uerj.

24 de novembro
15h – Educação e Liberdade, com Lia Faria, coordenadora do Laboratório Educação e República; Eloiza Oliveira, diretora do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT); e pró-reitora Cláudia Gonçalves. Mediação: Thamiris Teza, integrante do Observatório Social da Operação Segurança Presente.

19h – Conferência Magistral, com Suresh Reddy, embaixador da Índia no Brasil. Mediação: Loana Pessanha, servidora técnica administrativa da Uerj.

25 de novembro
15h – Educação e Religião, com Carlos Rodrigues Brandão, doutor em Ciências Sociais; Leonardo Boff, teólogo e filósofo; e Adair Rocha, professor da Faculdade de Comunicação Social e diretor do Departamento Cultural da Uerj. Mediação: Cláudia Gonçalves.

19h – Debate Especial: A atualidade de Paulo Freire, com Celso Amorim, diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores; Oswaldo Munteal, professor do Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas (IFHT); Danielle Ribeiro, pesquisadora do Laboratório de Estudos Socioeducativos; e pró-reitora Cláudia Gonçalves. Mediação: Cindy Lobo, pesquisadora do Observatório Social da Operação Segurança Presente e do Laboratório de Estudos Socioeducativos (PR3/Uerj).

26 de novembro
15h – Educação e diversidade, com Helena Rossi; Alessandra Nicodemos, professora da UFRJ; Fátima Lima, mestre e doutora em Educação. Mediação: Thamiris Teza.

27 de novembro
15h – Conferência Magistral, com Francisco Lopez Segrera, diretor do Instituto Internacional de Educação Superior da Unesco da América Latina e Caribe. Mediação: Cláudia Gonçalves e Oswaldo Munteal.