Trote solidário incentiva a doação de sangue

05/03/202010:50

Por que não aproveitar o momento de ingresso na universidade para ajudar a salvar vidas? Pensando assim, o projeto de extensão “Sangue: vencendo o medo, garantindo a Vida”, da Faculdade de Enfermagem, organizou o Trote Solidário de Doação de Sangue 2020, envolvendo sete cursos de graduação da Uerj.

“Agendamos datas de apresentação para cada um dos cursos, estamos levando a ideia e convocando a participarem da campanha”, explica a professora Tatiana Lima, coordenadora do projeto. A iniciativa foi criada há quase 32 anos, com ações educativas para conscientização sobre a importância da doação.

Enfermagem, Medicina, Direito, Física, Odontologia, Nutrição e Psicologia abraçaram a proposta. Os calouros destas graduações, assim como possíveis veteranos interessados, irão juntos ao Banco de Sangue Herbert de Souza, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) para realizar a doação voluntária. Cada curso foi agendado para um período específico:

• 09 a 13/03 – Direito (manhã)
  • 16 a 20/03, 23 a 27/03 – Medicina
  • 30/03 a 03/04 – Psicologia
  • 06 a 09/04 – Odontologia
  • 13 a 17/04 – Nutrição
  • 20 a 24/04 – Física
  • 23 e 30/03, 06 e 13/04 – Enfermagem

As condições básicas para doar sangue são: levar documento de identidade oficial com foto; estar bem de saúde; ter idade entre idade entre 18 e 69 anos; pesar mais de 50 quilos; não estar grávida ou amamentando; estar alimentado; não ter ingerido alimentos gordurosos até 4 horas antes da doação; não ser portador de doenças cardíacas ou diabetes dependente de insulina; não ser usuário de drogas ilícitas; não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação; não ter tido exposição a múltiplos parceiros sexuais nos últimos 12 meses. O intervalo mínimo entre doações é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

O banco de sangue do Hupe está localizado no Boulevard 28 de Setembro, 109. O horário foi estendido em uma hora, com atendimento das 8 às 15h, de segunda a sexta-feira. O local também realiza procedimento de doação de plaquetas e cadastro de doadores de medula óssea. Mais informações: (21) 2868-8134.