UERJ lança nesta terça-feira Ano Institucional Carmen Portinho

27/02/201917:50

A urbanista será homenageada no centenário de criação da Liga para Emancipação Intelectual da Mulher no Brasil

Será lançado nesta terça-feira (12/03), o Ano Institucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. No ano do centenário da criação da Liga para Emancipação Intelectual da Mulher no Brasil, a homenageada é a engenheira, urbanista, sufragista e militante feminista Carmen Portinho, que foi ativista da Liga. O evento está marcado para as 10h, no Hall de informações da Universidade.

A urbanista foi Diretora da Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ (ESDI), entre os anos de 1967 e 1988. Se destacou inicialmente por ser a primeira docente feminina do internato masculino do Colégio Pedro II, primeira engenheira Diretora de Obras e Viação da Capital Federal, primeira presidente da Associação Brasileira de Engenheiros e Arquitetos (ABEA), primeira mulher no Brasil a obter o título de Urbanista, na Universidade do Distrito Federal e, por fim, a única mulher em um canteiro com mais de 450 operários, onde chefiou as obras de engenharia civil da nova sede do Museu de Arte Moderna (MAM), em 1954.

O Coral Altivoz da UERJ, sob a regência do professor Mario Assef, vai se apresentar na solenidade com a participação de integrantes do Coral Atrás da Nota, da prefeitura do Rio de Janeiro.