A Faculdade de Formação de Professores (FFP) e o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), ambos da Uerj, com o apoio da Universidade Federal Fluminense, realizam a quinta edição do “Colóquio Michel Foucault: a judicialização da vida – Experiências em análise”. O encontro acontece nos dias 24 e 25 de junho, no auditório 11 do campus Maracanã.
O simpósio apresentará experiências profissionais de intervenção nos movimentos sociais, na docência, na pesquisa, na extensão universitária e na gestão, tendo o pensamento de Michel Foucault como intercessor para colocar em análise a judicialização da vida. O objetivo é promover o debate com os participantes do colóquio, para atualizar as contribuições de Foucault aos pensamentos que fundamentam as práticas cotidianas.
Não é necessário se inscrever previamente. Haverá emissão de certificado.
Confira a programação:
24/6
13h30 – Biopolítica e saúde
“O brilho eterno de um conceito efêmero: a biopolítica em suas variações nos textos genealógicos e como estas auxiliam entendimentos de modos de gestão da loucura no presente”, com Arthur Arruda Leal Ferreira (UFRJ) e Marcus Vinícius Amaral do Gama Santos (UFRJ)
“‘Na mira do fuzil’ – a saúde das mulheres negras em questão”, com Rachel Gouveia (UFRJ)
“Experiência da juventude na contemporaneidade e as idiossincrasias das populações da Amazônia”, com Iolete Ribeiro da Silva (Ufam)
16h30 – Governamentalidade, vigilância e morte
“Criminologia foucaultiana”, com Clecio Lemos (Unesc)
“Governamentalidade racista e a emergência do direito quilombola”, com Mariléa de Almeida (UnB)
“Biopoder, risco e morte”, com Paulo Vaz (UFRJ)
25/6
13h30 – Pensar e escrever como Foucault
“Un Foucault brésilen?”, com Mauricio de Albuquerque Rocha (Uerj)
“O belo perigo da escrita: operar nas lacunas, distâncias e estranhezas”, com Rosa Ma Bueno Fischer (UFRGS)
“Heliana – a intensidade-foucault” (vídeo in memorian)
16h30 – Governar a população
“Uma análise com Foucault sobre a incidência política dos movimentos sociais no processo legislativo brasileiro”, com Laila Domith (Unirio)
“Controle e autonomia dos movimentos rurais”, com Ana Motta (UFF)
“Micropolítica e representação: possíveis contribuições da perspectiva foucaultiana à gestão pública”, com Bruno Deusdará (Uerj)