O Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras (Gepsid) da Uerj promove, de 20 a 23 de maio, o seminário “Questões contemporâneas da reprodução assistida”. O evento acontece no campus Maracanã e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
O objetivo do encontro é reunir pesquisadores e profissionais do campo das biotecnologias reprodutivas para debater os efeitos da reprodução assistida sobre filiação, origem e anonimato, refletindo sobre os desafios colocados tanto para a pesquisa científica como para as relações de parentalidade e as concepções de família e seus impactos nos sujeitos e serviços e políticas de reprodução assistida.
O seminário também será transmitido pelo canal do Gepsid no YouTube.
As inscrições acontecerão durante o evento.
Confira a programação completa:
20/5
Local: sala 10.030, bloco D
18h30 – Mesa de abertura, com Anna Paula Uziel (Uerj), Rosana Machin (PPGSC/USP), Consuelo Álvarez Plaza (UCM-Espanha) e Aureliano Lopes da Silva Junior (UFRRJ)
19h – Exibição do filme “E se (não) for inseminação caseira” e debate com Roberta Nunes (TJ/RJ e Uerj), Rosana Machin (PPGSC/USP) e Mirela Assad (Defensoria Pública)
21/5
Local: auditório IMS, 6° andar, bloco E
10h – Mesa-redonda: A clínica na reprodução assistida. Mediação: Márcia Gusmão (Clínica Fertipraxis – RJ)
“As várias faces do segredo: o não-dito na clínica da reprodução assistida”, com Mônica Fortuna Pontes (Gepsid/Uerj)
“Problematizando a oposição natureza e artifício na reprodução assistida”, com Simone Perelson (PPGTP/UFRJ)
“Segredos in vitro: considerações sobre algumas consequências psíquicas na reprodução assistida”, com Lisandra Guillen Lopes de Salles (Febrapsi)
14h – Mesa-redonda: A gestação por substituição em diferentes contextos. Mediação: Hugo Pascoal (Gepsid/Uerj)
“De gestantes a empresárias: a gestação por substituição desde ocupação temporária à constituição de negócios estáveis”, com Ariadna Ayala Rubio (UCM-Espanha)
“O lugar da Justiça e dos dispositivos assistenciais frente os dilemas apresentados pelas técnicas de reprodução humana na Argentina: análises de casos de mobilidades reprodutivas e gestação por substituição”, com Natacha Salomé Lima (UBA-Argentina)
“Gestação por substituição: debates atuais na Colômbia”, com Marta Militão (RedLibre)
17h – Apresentação de trabalho em sessões coordenadas
22/5
Local: auditório IMS, 6° andar, bloco E
10h – Mesa-redonda: Questões legais e dilemas bioéticas na reprodução assistida. Mediação: Anna Paula Uziel (PPGPS/Uerj)
“Acesso à reprodução assistida na França e no Brasil: uma comparação a partir das normas oficiais”, com Flávio Tarnovski (PPGas/UFMT)
“Preservação da fertilidade e acesso à PMA na França: lei de bioética e direitos reprodutivos de pessoas trans”, com Laurence Hérault (Univ. Aix-Marseille-França)
“Reprodução assistida e bioética”, com Roland Schran (PPGBios/Fiocruz)
“A importância da bioética para a reprodução assistida”, com Heloisa Helena Barboza (PPGD/Uerj)
14h – Mesa-redonda: Movimentações, mercado reprodutivo e cadeias globais de fertilidade. Mediação: Aureliano Lopes da Silva Junior (PPGpsi/UFRRJ)
“Movimientos reproductivos de personas, biomateriales y tecnologias: conocer, reflexionar, debatir”, com Consuelo Álvarez Plaza (UCM-Espanha)
“Mobilidade reprodutiva transnacional: a perspectiva das receptoras de ovócitos no Brasil”, com Rosana Machin (PPGSC/USP)
“Debates sobre a circulação de elementos reprodutivos em perspectiva histórica”, com Marilena Corrêa (PPGBios/Uerj)
17h – Apresentação de trabalho em sessões coordenadas
23/5
Local: auditório do PAT (UFRRJ)
10h – Painel: pesquisas sobre reprodução assistida em contextos de desigualdade social, com Anna Paula Uziel (PPGPS/Uerj), Rosana Machin (PPGSC/USP), Consuelo Álvarez Plaza (UCM-Espanha), Ariadna Ayala Rubio (UCM-Espanha), Natacha Salomé Lima (UBA-Argentina), Marta Militão (RedLibre), Aureliano Lopes da Silva Junior (PPGpsi/UFRRJ), Naara Luna (PPGSC/UFRRJ), Flávio Tarnovski (PPGas/UFMT) e Laurence Hérault (Univ. Aix-Marseille-França). Mediação: Alessandra Rinaldi (PPGCS/UFRRJ)