A Comunidade de Estudos de Teoria da História (Comum) da Uerj, em parceria com o Programa de Pós-graduação em História Social da Faculdade de Formação dos Professores (FFP), promove o evento “Ditadura Militar Brasileira ensinada: teoria, ensino e novas abordagens para professores de história”, entre os dias 8 e 10 de julho, com debates em três campi da Universidade: Duque de Caxias, Maracanã e São Gonçalo.
Confira, a seguir, a programação completa dos encontros.
8/7 | 14h às 16h30 – Miniauditório da FFP/Uerj
Abertura do evento: Daniel Pinha (Uerj)
Mesa 1: “Da teoria ao ensino de história: nova agenda de investigações para a Ditadura Militar”, com Helenice Rocha (Uerj), Henrique Gaio (Uerj), Alessandra Carvalho (UFRJ), Isadora Maleval (UFF). Mediação de Ana Clara Lobo (Uerj)
9/7 | 14h às 16h30 – Auditório Jaime Antunes, sala 9042F, campus Maracanã
Mesa 2: “Samba, ditadura e democracia: narrativas carnavalescas e ensino de história”, com Alípio Carmo (UFRJ), Rodrigo Reduzino (Unicamp), João Gustavo Melo (Uerj), Layla Ferreira (Fiocruz). Mediação de Fábio Rodrigues (Uerj)
10/7 | 14h às 16h30 – Auditório, 1º andar, Febf/Uerj
Mesa 3: “Novos sujeitos para novas práticas: interseccionalidade e disputas políticas do tempo presente”, com Mauro Amoroso (Uerj), Thaís Silveira (Uerj), Lucas Pedretti (Uerj), Maira Marinho (Uerj). Mediação de Cristiano Veiga (Uerj).
As inscrições podem ser feitas pelo formulário online.
O campus da FFP fica na Rua Dr. Francisco Portela, 1.470, Patronato, São Gonçalo, e o campus da Febf fica na Rua Gen. Manoel Rabelo, s/n, Duque de Caxias.