As inscrições para o curso de extensão “Discurso: estrutura ou acontecimento?” estão abertas até o dia 31 de maio. A atividade, promovida pela parceria entre a Uerj, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), acontece de 8 de junho a 6 de julho, com aulas aos sábados, das 9h às 12h, pelo Google Meet.
O objetivo é refletir sobre os efeitos de leitura da obra “Discurso: estrutura ou acontecimento?”, que completa 40 anos, do filósofo francês Michel Pêcheux, e de seus desdobramentos em pesquisas atualmente desenvolvidas no Brasil à luz da Análise de Discurso materialista, na sua relação ou não com a História das Ideias Linguísticas. Além de apresentar um panorama da obra, historicizando-a, pretende-se discutir os principais conceitos nela mobilizados, articulando-os a pesquisas que, a respeito de diferentes temáticas, encontram-se contemporaneamente em desenvolvimento nas instituições organizadoras.
Destinado a alunos de graduação, pós-graduação, professores da escola básica e pesquisadores em geral, o curso online é aberto aos públicos interno e externo das instituições organizadoras. Serão oferecidas 100 vagas. Destas, 20 serão preferenciais para alunos da Uerj, 20 para alunos da Unicamp, 20 para alunos da UFS e 10 para alunos da UFMS. Não havendo demanda do público preferencial, as vagas reservadas serão disponibilizadas para o grande público.
Confira o conteúdo programático:
8/6 – Aula 1
“Um breve panorama de ‘Discurso: estrutura ou acontecimento?’, de Michel Pêcheux”, com Joyce Palha Colaça (UFS)
15/6 – Aula 2
“Coisas a saber, educação e(m) instrumentos linguísticos”, com Michel Faria (Unicamp)
22/6 – Aula 3
“Gestão das coisas a saber, conhecimento linguístico-gramatical, arquivo e acontecimento”, com Thaís de Araujo da Costa (Uerj)
29/6 – Aula 4
“Memória, equívoco e acontecimento nos movimentos do social”, com Flavio Benayon (UFMS)
6/7 – “Coisas a saber sobre língua e gênero, instrumentos linguísticos e linguagem inclusiva”, com Laís Virginia Alves Medeiros (Unicamp)