
A cada ano, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) amplia sua infraestrutura em pesquisa, com a instalação de novos laboratórios, assinatura de convênios técnico-científicos, criação de grupos de pesquisa e incremento nos programas de apoio. O resultado é o aumento da produção científica da Universidade. Atualmente, a UERJ conta com, 586 grupos de pesquisa certificados pelo CNPq e mais de mil pesquisadores cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Como suporte à produção científica dos seus alunos, a Universidade dispõe de mais de 1.400 bolsas de pós-graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado), oferecidas pela CAPES- Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior, pela FAPERJ e pelo CNPq. No âmbito da pesquisa na graduação, conta com 722 bolsas para alunos de graduação vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), financiado pela UERJ e pelo CNPq.
Uma das formas de estímulo aos docentes da Universidade é o Programa de Incentivo à Produção Científica e Tecnológica (Prociência). Criado em 1996, o Programa possibilita dedicação exclusiva para o desenvolvimento de pesquisas e projetos, paralelamente às atividades em sala de aula. Hoje, atende a 488 docentes bolsistas.
Outra iniciativa é o Programa de Apoio à Pesquisa e Docência, que destina-se à admissão de docentes ou pesquisadores nacionais ou estrangeiros, com grau de doutor ou equivalente, visando apoiar o desenvolvimento dos programas de pós-graduação stricto sensu, a implementação de Programas Especiais de Pós-Graduação e Pesquisa, contribuir para o aprimoramento de programas de ensino, pesquisa e extensão e de capacitação técnico-científica, bem como viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ com outras instituições de ensino no âmbito da pós-graduação e da pesquisa.
A estrutura de pesquisa da UERJ inclui laboratórios nas mais variadas especialidades, utilizados também no ensino de graduação e pós-graduação. Na área de meio ambiente, a Universidade destaca-se com o Centro de Estudos Ambientais e de Desenvolvimento Sustentável (Ceads), instalado na Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, no sul do Estado. O CEADS constitui uma importante dinâmica acadêmica cujo objetivo é gerar, difundir e aplicar o conhecimento para a melhoria da qualidade do meio ambiente e da vida do ser humano. Esse objetivo se concretiza mediante processos integrados de ensino, pesquisa e extensão, que por sua vez são sustentados em princípios de responsabilidade e de respeito à diversidade biológica e sócio- cultural local.
No âmbito da inovação, destacamos o InovUERJ – Departamento de Inovação. O InovUerj atua na perspectiva de identificar e apoiar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, proteger a propriedade intelectual,promover a transferência de conhecimento e estimular a interação entre a UERJ e a sociedade, visando a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Cabe ao Departamento de Inovação, em nível central, cuidar das atividades referentes às Incubadoras, Empresas Juniores e Parques Tecnológicos em suas integrações e relações com as diversas áreas da Universidade e da sociedade. O InovUerj atua na perspectiva de identificar e apoiar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, proteger a propriedade intelectual, promover a transferência de conhecimento e estimular a interação entre a UERJ e a sociedade, visando a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Estado.
Programa de Gestão de Equipamentos e de Laboratórios Multiusuários da UERJ – PROGEMULTI – objetiva tornar os equipamentos de pesquisa e multiusuários existentes nos laboratórios da UERJ visíveis e de fácil acesso à comunidade científica para a sua disponibilização racional ao maior número de pesquisadores, compromisso assumido com as agências de fomento e com as equipes parceiras, evitando a ociosidade dos equipamentos e ampliando colaborações e parcerias.