Diretoria de Comunicação da Uerj
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) abre, nesta sexta-feira (13/9), o período de inscrições para o Exame Discursivo do Vestibular 2025, que será realizado no dia 1º de dezembro. Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de outubro na página vestibular.uerj.br. A taxa de inscrição é de R$ 120 e pode ser paga até o dia 3 de outubro. Os beneficiados com a isenção nos exames anteriores, que fizeram inscrição e não faltaram à prova, estão dispensados do pagamento.
Poderão participar os candidatos aprovados em pelo menos um dos dois exames de qualificação da primeira fase (candidatos que obtiveram conceitos A, B, C e D, com pontuação acima de 40%). Aqueles que tenham concluído ou que estejam cursando o último ano do ensino médio estão concorrendo às vagas. Já os que ainda não chegaram ao 3º ano podem fazer o Exame Discursivo normalmente, porém, ainda que obtenham aprovação, não poderão se matricular.
São oferecidas 6.386 vagas em 79 cursos distribuídos pela capital e nas cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende e Cabo Frio.
Quem optar pelas vagas reservadas pelo sistema de cotas deve declarar sua condição de carência socioeconômica e escolher um único grupo de cotas no requerimento de inscrição, além de enviar a documentação comprobatória via sistema.
Segundo o Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), está prevista a disponibilização de acesso à internet para a realização da inscrição no Laboratório de Informática, localizado no térreo do Pavilhão João Lyra Filho do campus Maracanã, das 10h às 16h, em dias úteis.
Segunda etapa do Vestibular Uerj
O Exame será composto de três provas discursivas: uma redação para todos os cursos e dois exames de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido, valendo 20 pontos cada.
No Vestibular Uerj 2025, o tema da redação tem como base o livro “O conto da aia”, de Margaret Atwood, leitura imprescindível para este exame. Para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas, o texto recomendado é o romance “Caim”, de José Saramago.
A diretora do Dsea, Marcia Gonçalves, recomenda que os candidatos levem em consideração os exames dos anos anteriores, pois a prova deste ano não traz novidades ao que já vem sendo realizado. “Olhar as questões comentadas dos últimos exames cria uma familiaridade com o formato de questão e com a concepção de avaliação da banca”, orienta. Sobre os livros indicados, Marcia acrescenta que serão cobrados não somente conteúdos, mas também competências de leitura, conforme o que já vem sendo feito desde 2018.
O edital e outras informações estão disponíveis em: VESTIBULAR 2025 – Edital e Anexos.