Uerj Space Station: alunos de graduação e do CAp-Uerj vão conversar com astronauta da Estação Espacial Internacional

10/09/202417:09

Diretoria de Comunicação da Uerj
A Estação Espacial Internacional (ISS) estará exatamente acima do Complexo Fonseca Teles durante a conversa. Foto: Nasa

 

Estudantes do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) e de diferentes cursos de graduação da Uerj vão se comunicar, nesta sexta-feira (13/9), às 14h, com a astronauta norte-americana Sunita Williams, que se encontra “presa” na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e deve retornar à Terra em fevereiro de 2025. O bate-papo via rádio poderá ser acompanhado ao vivo, no 18º andar do Complexo Fonseca Teles da Uerj, na Rua Fonseca Teles, 121, São Cristóvão, ou pelo canal do YouTube da Equipe de Satélites (Uerj Sats). Aberta ao público, a atividade integra a programação do evento Uerj Space Station, que contará, ainda, das 10h às 17h, com palestras, exposições e oficinas no auditório do 5º andar da unidade (veja programação completa abaixo).

Segundo o professor Gil Pinheiro, da Faculdade de Engenharia da Uerj, a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, busca aproximar os cidadãos americanos e pessoas de vários países das missões espaciais, promovendo o contato direto com tripulantes da ISS. “Esse programa proporciona aos estudantes do mundo inteiro uma experiência única e emocionante, inspirando suas vidas, seus estudos e despertando o interesse em carreiras ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Cria ainda um envolvimento com a tecnologia de radiocomunicação, por meio do radioamadorismo”, afirma.

A iniciativa é coordenada pela Amateur Radio on the International Space Station (ARISS), criada e gerenciada por um consórcio de organizações de radioamadores e agências espaciais, incluindo a Nasa, a Rosaviakosmos, da Rússia, a Canadian Space Agency (CSA), a Japan Aeronautics Exploration Space Agency (JAXA) e a European Space Agency (ESA).

Sunita Williams. Foto: Robert Markowitz / NASA – Johnson Space Center

Para participar da atividade, foram selecionados 16 estudantes, sendo sete do 3º ano do ensino médio do CAp-Uerj e 11 dos cursos de graduação em Estatística, Ciência da Computação, Física, Engenharia Mecânica e Oceanografia, participantes do projeto de extensão Uerj Sats e do Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GRFJ). O contato dos alunos da Uerj com a astronauta deve durar cerca de dez minutos, período em que a ISS estará passando acima do Complexo Fonseca Teles. “A conversa é curta, pois a ISS efetua uma volta em torno da Terra a cada 90 minutos, viajando a uma velocidade média de 8 km por segundo. Por isso, tudo está sendo cuidadosamente planejado e programado para aproveitamento máximo da nossa janela de comunicação”, explica o professor. As perguntas abrangem o futuro das missões espaciais, como ela se tornou astronauta, o cotidiano na ISS, a saúde humana no espaço, meio ambiente, entre outros assuntos.

Diálogo entre estudantes e astronauta será em inglês

De acordo com a professora Elizandra Martins, do CAp-Uerj, em diálogo com o professor Gil Pinheiro, o Instituto de Aplicação foi apresentado em um projeto elaborado aos moldes do Programa de Rádio Amadorismo da Estação Espacial Internacional. Após 45 dias, chegou a resposta positiva da Nasa para indicação de uma data no segundo semestre de 2024. “Estamos muito felizes em poder participar de um momento singular na história da nossa instituição, neste primeiro encontro de estudantes do CAp com um astronauta embarcado na ISS”, comenta a professora.

Elizandra ressalta que, como o diálogo será em inglês, a colaboração da professora de Língua Inglesa do Cap-Uerj Monica Vilela foi fundamental para a indicação dos estudantes do 3º ano do ensino médio para atuarem como interlocutores. “Com muito entusiasmo, os alunos embarcaram nesse desafio, elaborando questões para serem feitas à astronauta e realizando ensaios com instruções sobre o procedimento de comunicação padrão via rádio, em treinamento conduzido pelo professor Gil Pinheiro e pelo radioamador Antoni Dianovsky, ambos membros da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre-RJ)”, detalha.

Confira a programação completa da Uerj Space Station:

Dia 13/9

10h às 10h15: Abertura, com professor Gil Pinheiro (Uerj/FEN/Detel)

10h15 às 11h: Palestra 1: “Astrobio in Rio”, com professor Cesar Rogerio do Amaral (Uerj/Ibrag)

11h às 11h50: Palestra 2: “Microalgas no espaço: inovações biotecnológicas para sustentabilidade em missões espaciais”, com a doutoranda Allene Junqueira (Uerj/FEN/Desma)

12h às 13h: Intervalo para o almoço

14h às 15h: Contato com a ISS (18º andar do prédio)

15h às 15h30h: Palestra 3: “A trajetória do Cap-Sat (projeto na Área Espacial no CAp-Uerj)”, com professor Thiago Daboit (CAp-Uerj)

15h30 às 16h: Palestra 4: “Rastreamento de satélites, balões e foguetes”, com professor Gil Pinheiro (Uerj/FEN/Detel)

Exposições e atividades paralelas

10h às 17h: Exposição de foguetes e satélites

13h às 17h: Exposição de ROV

10h às 17h: Demonstração de robôs

15h às 17h: Oficina de satélites de papel