Uerj oferece vagas remanescentes para participantes do Enem; pedido de isenção de taxa vai até 8 de abril

04/04/202417:04

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está oferecendo vagas remanescentes do Vestibular Estadual para candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 a 2023. As oportunidades são para o segundo semestre de 2024, em diversos cursos sem lista de espera de candidatos aprovados. As vagas estão distribuídas pelos campi de Duque de Caxias, São Gonçalo, Resende, Nova Friburgo, Maracanã, Campo Grande e Cabo Frio.

As inscrições para o processo seletivo acontecem de 7 a 20 de maio de 2024. Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, é preciso se apressar, pois o período é de 5 a 8 de abril. O link do requerimento já está disponível no site do Vestibular Uerj. Antes de preenchê-lo, é importante que os candidatos leiam atentamente o Edital e o arquivo com orientações e documentação necessária.

Processo classificatório

Segundo a diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Márcia Gonçalves, essa é mais uma oportunidade para os candidatos estudarem em uma universidade pública de qualidade socialmente referenciada como a Uerj. “O objetivo é abrir uma porta também para pessoas que fizeram o Enem e não ingressaram nas vagas disponibilizadas pelo Sisu”, destaca Márcia.

O processo é classificatório a partir das notas obtidas no Enem. Para participar, os candidatos precisam ter obtido nota mínima de 200 pontos em cada uma das provas objetivas e 300 pontos na prova de redação. Há vagas reservadas pelo sistema de cotas, de ampla concorrência e também para refugiados.

A lista com as vagas remanescentes está disponível no site do Vestibular Uerj. Para conhecer melhor os cursos oferecidos pela Universidade, acesse as playlists do canal da Pró-reitoria de Graduação (PR1) no YouTube.