Uerj oferece 152 vagas pelo Sisu 2026 em cursos de graduação em Engenharia e Ciências Biológicas

16/01/202614:44

Diretoria de Comunicação da Uerj

A partir do primeiro semestre deste ano, a Uerj inicia uma nova forma de ingresso nos cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma do Ministério da Educação que oferece acesso ao ensino superior, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgadas nesta sexta-feira (16). As 152 vagas via Sisu 2026 serão ofertadas em nove cursos de graduação nas áreas de Ciências Biológicas e Engenharia, nos campi Nova Friburgo (IPRJ), Resende (FAT) e Zona Oeste. As inscrições podem ser feitas de 19 a 23 de janeiro no site do Sisu.

O curso de Ciências Biológicas, com ênfase em Biotecnologia e Produção, na Zona Oeste, terá 12 vagas, quantidade igual à da mesma graduação com ênfase em Gestão Ambiental. Para as Engenharias, a distribuição é a seguinte: Materiais (Zona Oeste), 20 vagas; Produção em Resende, 20, e na Zona Oeste, 12; Mecânica em Nova Friburgo, 16, e em Resende, 20; Metalúrgica (Zona Oeste), 20; e Química (Resende), 20.

Para o pró-reitor de Graduação (PR1), Antonio Soares, a iniciativa representa um passo adiante da Universidade. “A Uerj teve, por muito tempo, o seu próprio Vestibular como única porta de entrada. Em 2022, iniciou a seleção de vagas remanescentes por meio das notas do Enem, experiência que se mostrou fundamental para ampliar o acesso dos estudantes. Agora, a oferta via Sisu amplia ainda mais, permitindo o acesso de candidatos de todo o país, inclusive de cidades onde a aplicação do vestibular tradicional não é viável”, aponta.

“O Sisu, hoje, é complementar e direcionado a alguns cursos. Esperamos que a totalidade das vagas seja preenchida e que possamos ampliar a oferta para cursos de outros campi”, acrescenta.

Aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe) por meio da Deliberação nº 34/2025, a entrada na Universidade pelo Sisu observará integralmente a política de ações afirmativas da Uerj, garantindo o acesso a candidatos comprovadamente carentes por meio de cotas sociais e raciais, conforme a legislação vigente. Confira o edital completo no Portal do Vestibular Uerj