Uerj inaugura banheiro para todas as pessoas no Pavilhão Reitor João Lyra Filho, campus Maracanã

14/01/202611:58

Diretoria de Comunicação da Uerj

A Prefeitura dos Campi e a Superintendência de Equidade Étnico-racial e de Gênero (Supeerg) inauguraram, na última terça-feira (13), o primeiro banheiro sem gênero da Uerj gerido pela Administração Central. O espaço, localizado no 10º andar, bloco C, do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, campus Maracanã, tem como objetivo atender a todas as pessoas, independentemente de orientação sexual, identidade ou expressão de gênero.

Para a reitora Gulnar Azevedo e Silva, a iniciativa representa um passo importante para o fortalecimento da inclusão e do respeito nos espaços da Universidade. “É um símbolo de que estamos avançando nessas pautas sociais, com muito cuidado com a diversidade e com os direitos do cidadão”, frisou.

Da esquerda para a direita: Rosineide Freitas, Grassine de Oliveira, Gulnar Azevedo e Silva e Rodrigo Pessoa

Já o prefeito dos Campi, Rodrigo Pessoa, ressaltou que o plano da administração da Uerj é ampliar a oferta de instalações como essa. “Pretendemos que este seja o primeiro de muitos que virão, servindo como exemplo para que possamos replicar o modelo em outros andares, com a colaboração das unidades que utilizam os banheiros”, afirmou.

O projeto contou com a parceria de Grassine de Oliveira, docente e doutoranda da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) da Uerj, que contribuiu realizando a arte gravada na parede interna do banheiro, desenvolvida para ambientar e caracterizar o local. A professora faz parte da comunidade LGBTQIAP+ como pessoa transgênero não-binária e também destacou a importância da iniciativa. “Ainda existe um caminho longo para introduzir essas questões para a sociedade e a criação desse banheiro é uma forma de cortar caminhos, abrindo portas para pessoas como eu estarem à frente desses projetos”, disse.

Fotos: George Magaraia