Uerj expande Restaurante Universitário do campus Maracanã; novo refeitório amplia capacidade de atendimento e reduz filas

27/08/202416:54

Diretoria de Comunicação da Uerj
Novo espaço conta com 150 lugares para refeições saudáveis e acessíveis. Foto: George Magaraia

 

A Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR4) da Uerj iniciou, no dia 20 de agosto, a operação do novo refeitório do Restaurante Universitário (RU) Bruno Alves dos Santos, no campus Maracanã. Situado no térreo do prédio do Centro Cultural, com entrada pelo estacionamento, o espaço foi reformado, climatizado e conta com 150 lugares disponíveis. Na expansão, o pagamento deve ser feito exclusivamente por meio do cartão Uerj, não sendo aceitos PIX ou cartão de débito. Alunos cotistas têm direito a gratuidade. Quem estiver com bandejas, pratos e talheres retirados em cima também pode acessar o salão. Já as refeições prontas e embaladas (“quentinhas”) devem ser consumidas em outro local. Inicialmente, o refeitório do térreo funciona apenas no horário do almoço, das 10h30 às 14h30.

Para a diretora do Departamento de Assistência Alimentar e Mobilidade Espacial (Depame), Patrícia Perez, a expansão beneficia alunos e servidores. “A ampliação do RU visa aumentar sua capacidade de atendimento, reduzindo o tempo de espera nas filas e permitindo que mais membros da comunidade universitária tenham acesso a refeições saudáveis e a preços acessíveis. Além disso, contribui para a inclusão social, ao criar um ambiente onde todos têm a oportunidade de se alimentar de forma adequada, independentemente de sua condição socioeconômica”, afirma.

“Trata-se de um investimento estratégico da Uerj, em conjunto com a PR4, para melhorar a qualidade de vida, promover a inclusão social e fortalecer a sustentabilidade no ambiente universitário. Essa iniciativa também incentiva a permanência estudantil”, acrescenta.

Inaugurado em 2011, o restaurante do campus Maracanã serve aproximadamente três mil refeições por dia. Neste mês, foi concluída a obra no refeitório principal, com a instalação de aparelhos de ar-condicionado. “A climatização é de suma importância para garantir o conforto térmico, tanto dos usuários quanto dos funcionários da empresa terceirizada que distribui as refeições. Melhora, portanto, a experiência dos frequentadores e assegura um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para a equipe”, ressalta Patrícia.

Desde o dia 6 de agosto, o restaurante passou a ofertar/servir “quentinhas” no jantar, das 17h às 20h, com o objetivo de atender à crescente demanda dos estudantes do período noturno. “Essa medida visa proporcionar a esses alunos as mesmas condições de acesso às refeições dos discentes do período diurno, incentivando a retirada das ‘quentinhas’ para consumo em outros locais e assim diminuindo a fila no RU. Isso permitiu aumentar o número de atendimentos, garantindo que todos possam contar com uma refeição saudável e acessível, independentemente do horário”, finaliza.