Uerj busca construção participativa do Plano de Desenvolvimento Institucional; unidades devem indicar representantes

14/08/202510:11

Diretoria de Comunicação da Uerj

Buscando consolidar uma gestão democrática e transparente, a Uerj dá início à elaboração do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2026-2029 com a implementação do Planejamento de Desenvolvimento das Unidades (PDU), uma experiência inovadora que visa articular o planejamento global da Universidade com as necessidades específicas de cada setor. As oficinas de capacitação serão realizadas a partir de 18 de agosto, envolvendo servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes na construção coletiva desses instrumentos de gestão.

De acordo com o professor Eduardo Lima, coordenador da Comissão de Atualização do PDI (CAPDI), o planejamento das unidades (PDU) funcionará como um “braço operacional” do plano institucional (PDI). Cada unidade, incluindo centros acadêmicos, departamentos, hospitais universitários e setores administrativos, deverá eleger dois ou três representantes para as oficinas e organizar um Fórum de Discussões interno. Nesses espaços, serão identificadas demandas, como modernização de processos, oferta de cursos ou melhorias na assistência estudantil, resultando em um documento com diretrizes para os próximos anos.

“O PDI define o plano macro da Uerj, mas o PDU é momento em que as unidades vão propor metas exclusivas visando ações concretas. Queremos que todos, técnicos, docentes e alunos, participem”, explica Lima. Ele destaca que as oficinas capacitarão os representantes em ferramentas como a “Matriz SWOT” (análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e na elaboração de metas mensuráveis.

A participação discente é um dos focos do projeto. Porém, na primeira fase de consultas do PDI, os alunos tiveram engajamento abaixo do esperado. “Convidamos os centros acadêmicos a se integrarem aos fóruns de suas unidades. Eles podem, por exemplo, propor ações que depois serão incorporadas ao planejamento”, afirma Lima.

Vanessa Perez, assessora da coordenação do PDI, ressalta que o planejamento das unidades ajudará a priorizar desafios urgentes, como a ocupação de vagas em cursos, questões de acessibilidade, entre outras. “O planejamento é um organismo vivo. Se um indicador mostrar que uma meta não foi atingida, ajustamos o plano de ação”, completa. Ela lembra que as unidades terão autonomia para definir prazos, mas o cronograma geral prevê a conclusão das primeiras etapas até dezembro, alinhando-se ao planejamento orçamentário de 2026.

Após o treinamento inicial, as unidades terão de setembro a novembro para finalizar seus diagnósticos e planos. A CAPDI disponibilizará apoio técnico e canais de comunicação como o perfil @pdiUerj no Instagram. “O plano institucional (PDI) e o planejamento das unidades (PDU) não substituem a decisão dos gestores, mas são ferramentas poderosas para orientá-los”, conclui Lima.

Inscrições de representantes para a capacitação

As inscrições para a oficina inaugural do PDU, que ocorre em 18 de agosto (local a confirmar), seguem abertas até a data do evento. As unidades que ainda não indicaram seus representantes devem fazê-lo via SEI-Uerj (Sistema Eletrônico de Informações) até 18/08. Dúvidas podem ser encaminhadas para capdi@uerj.br.