Uerj 72 anos: superação de desafios, novas conquistas e homenagens aos servidores

04/12/202216:54

Neste 4 de dezembro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) completa 72 anos de história. Em um ano no qual o enfrentamento à pandemia foi ampliado e as aulas presenciais puderam ser retomadas, diversas conquistas tornam a data ainda mais especial, refletindo a grandeza de toda a comunidade universitária e a esperança no futuro. O aniversário será celebrado com festa na próxima quarta-feira (7), às 15h, no Teatro Odylo Costa, filho, campus Maracanã.

A solenidade vai prestar uma homenagem àqueles que constroem a instituição no dia a dia: servidores que alcançaram, em 2022, 25 e 40 anos de dedicação ao trabalho. Na ocasião, será entregue o Prêmio Anísio Teixeira, concedido a 20 técnicos administrativos que se destacaram em suas atividades laborais nos últimos 12 meses. Outra modalidade de reconhecimento profissional terá gostinho de pioneirismo para o aposentado Ary Pereira de Miranda, primeiro laureado com o título de Técnico Emérito, após 58 anos atuando na Uerj.

Todos estão convidados a participar. É preciso apresentar documento de identificação e comprovante de vacinação, lembrando que o uso de máscaras é obrigatório em todos os campi.

Permanência estudantil ampliada

Após dois anos de luta contra as dificuldades impostas pela Covid-19, 2022 foi tempo de recomeço e reencontro, com a volta das aulas totalmente presenciais no mês de junho. Os alunos passaram a contar com novos benefícios de assistência estudantil, como o auxílio-creche para mães e pais com filhos de até sete anos incompletos; e a bolsa-permanência na pós-graduação, uma ação pioneira destinada a oferecer melhores condições aos pós-graduandos que desejam se dedicar à área acadêmica e científica.

Superando a pandemia: vacinas e pós-covid

O ano já havia dado a partida com uma boa notícia: a vacinação de crianças. A campanha contra o coronavírus, que, em janeiro de 2021 teve como alvo inicial os idosos acima de 100 anos, alcançou, enfim, todas as faixas etárias da população carioca. O posto de vacinação da Uerj, montado no campus Maracanã em fevereiro do ano passado, deu uma valiosa contribuição à prevenção da Covid-19 e encerrou suas atividades em maio de 2022, com a marca de mais de 95 mil pessoas imunizadas.

A esperança veio também para aqueles que se livraram da doença, mas ainda convivem com suas sequelas. O ambulatório pós-covid do Hospital Universitário Pedro Ernesto, criado para oferecer assistência multidisciplinar a essa demanda, completou seu primeiro ano de atividades com 34 mil atendimentos.

Chegada à Zona Oeste e nova sede para o CAp

O ano também foi marcado pela incorporação à Uerj da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), atendendo a uma demanda da própria instituição. Com a Lei 9.062/2022, esta se tornou Uerj Zona Oeste, ampliando a oferta de ensino superior, pesquisa e extensão. A unidade, que funciona desde sua fundação nas instalações de um colégio estadual, terá um campus próprio.

A realização de um sonho antigo chegou em março para o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj): a inauguração de sua nova sede, no Rio Comprido, com sete mil metros quadrados – quase o dobro de espaço, em comparação ao prédio anterior. Outra novidade foi a criação de um programa de educação para jovens, adultos e idosos, em fase de implantação.

Conquista inédita na pós-graduação

Quatro programas de pós-graduação da Uerj receberam nota máxima na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2022. É a primeira vez que a Uerj alcança este número de classificados com nota 7, ao mesmo tempo. Três estrearam na posição e um se mantém nela pela quarta vez consecutiva. Os programas considerados em nível de excelência internacional são: Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), do Centro de Educação e Humanidades; Educação (ProPEd), da Faculdade de Educação; Sociologia, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp); e Saúde Coletiva, do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS).

Expansão da Policlínica

Já a Policlínica Universitária Piquet Carneiro poderá ampliar a oferta de seus serviços, graças ao terreno vizinho que foi comprado pela Uerj, em outubro. No local, será construído um centro de diagnóstico oftalmológico e gastroenterológico, diminuindo as filas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Uerj também já colocou em andamento o projeto do sistema de transporte intercampi, que conectará com ônibus gratuitos diversas unidades na cidade e no estado do Rio de Janeiro. A mobilidade para os trabalhos de campo e viagens de estudantes e professores foi assegurada neste fim de ano, com a renovação da frota que inclui veículos com tração nas quatro rodas, motos, quadriciclos e ônibus do tipo executivo e semi-leito.