Três ganhadores do Prêmio Nobel participam de evento na Uerj; encontro será transmitido pela internet

10/04/202414:28

Como a ciência pode colaborar para o desenvolvimento da sociedade? Essa e outras questões serão discutidas no Diálogo Nobel Brasil 2024, evento que reunirá três laureados de uma das maiores premiações acadêmicas da atualidade na próxima segunda-feira (15), das 10h às 16h, no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã da Uerj.

Organizada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em conjunto com o Nobel Prize Outreach, a iniciativa terá o tema “Criando nosso futuro juntos com a ciência” e promoverá uma série de conversas com a comunidade universitária. A atividade prevê a disponibilização de certificados de participação, emitidos conjuntamente pela ABC e pelo Nobel Prize Outreach, para utilização por estudantes como créditos em atividades complementares. O evento contará com tradução simultânea em português e será transmitido pela internet no site do Prêmio Nobel. As inscrições para a participação presencial estão encerradas.

Os nobelistas que visitarão a Universidade são Serge Haroche (2012, Física), May-Britt Moser (2014, Medicina) e David MacMillan (2021, Química). Na parte da manhã, a proposta é debater a ciência e seu valor, assim como seus impactos socioeconômicos, estratégias de divulgação para diversas audiências, o papel das universidades e a responsabilidades dos cientistas, entre outros temas. Já à tarde, os inscritos poderão optar por painéis paralelos, realizados separadamente com cada um dos premiados, com discussões em torno das melhores práticas de trabalho coletivo entre pares e nas instituições de pesquisa.

Para o pró-reitor de Graduação (PR1) da Uerj, Antonio Soares, receber o evento na Universidade pode incentivar a comunidade acadêmica a vislumbrar a possibilidade de acessar esse tipo de prêmio, além de fortalecer as relações entre a sociedade e a pesquisa. “A ciência é sempre necessária e nós, não apenas o Brasil, precisamos superar o negacionismo para que possamos melhorar a qualidade de vida das pessoas e nosso desenvolvimento como um todo”, expõe o professor.

Esta é a primeira edição em formato presencial do Diálogo Nobel Brasil, que já teve duas edições virtuais, ambas em 2021. De acordo com o diretor-executivo de Relações Internacionais da ABC, Marcos Cortesão, o objetivo do evento é promover discussões sobre questões globais a partir de uma abordagem interdisciplinar em diálogo com a juventude brasileira. “A dinâmica que será adotada prevê momentos de interação, em que os participantes poderão, na medida do possível, dialogar com os laureados. O intuito é que debatamos a potencial contribuição da ciência para a construção de um país e um mundo melhores, com mais solidariedade e justiça social”, explica.

Conheça os vencedores do Prêmio Nobel

Serge Haroche nasceu em 1944, em Casablanca, no Marrocos. Graduou-se em Física na Escola Normal Superior de Paris e recebeu seu título de doutorado pela Universidade Pierre e Marie Curie em 1971. Desde 2001 é professor de Física Quântica do Collège de France. Também teve experiências de trabalho nas universidades estadunidenses de Stanford, Harvard e Yale. Em 2012 foi laureado, juntamente com David Wineland, com o Prêmio Nobel de Física, “por métodos experimentais inovadores que permitem a medição e a manipulação de sistemas quânticos individuais”.

May-Britt Moser é psicóloga e neurocientista. Nasceu na cidade de Fosnavåg, na Noruega, e é professora da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Foi cofundadora do Centro para a Biologia da Memória, conselho de pesquisa financiado pela Noruega de 2003 a 2012. Foi agraciada com o Prêmio Nobel de Medicina em 2014, com trabalho realizado em conjunto com Edvard Moser e John O’Keefe. Sua pesquisa busca compreender a base neuronal das funções cognitivas superiores e é centrada em navegação espacial e memória, aspectos cujo comprometimento é um dos principais sintomas da doença de Alzheimer.

David MacMillan é um químico britânico, professor da Universidade de Princeton desde 2006. Membro da Academia Nacional de Ciências do Reino Unido, recebeu, em 2004, a Medalha Corday–Morgan da Royal Society of Chemistry. Foi laureado com o Nobel de Química em 2021 “pelo desenvolvimento da organocatálise assimétrica”, com Benjamin List. Os dois pesquisadores desenvolveram um novo tipo de catálise que se baseia em pequenas moléculas orgânicas e tem tornado a química mais amigável ao meio ambiente. É utilizada, por exemplo, em pesquisa farmacêutica.

Confira a programação completa no site do evento.

Fotos: Divulgação – Nobel Prize Outreach