Semana do Meio Ambiente da Uerj promove conscientização da comunidade acadêmica sobre preservação da biosfera

29/05/202416:58

Diretoria de Comunicação da Uerj

Debater sustentabilidade, mudanças climáticas e biodiversidade, entre outras temáticas, para conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da preservação da biosfera terrestre. Esta é a proposta da Semana do Meio Ambiente Uerj 2024, que, de 3 a 7 de junho, ocupará diversos espaços da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com uma programação intensa de mesas-redondas e palestras. O evento é realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3), por meio do Departamento de Extensão (Depext), com apoio da Reitoria, das demais pró-reitorias e da Prefeitura dos Campi e, desde sua primeira edição, em 2018, tem o objetivo de reunir a divulgação, as ações desenvolvidas e os eventos organizados pelos componentes organizacionais da Uerj relacionados ao meio ambiente.

Articulada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a programação foi organizada a partir dos eixos propostos: Dia Nacional da Educação Ambiental (3/6); Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), visando ao tema deste ano, que aborda acelerar a restauração da terra e a resiliência à seca e ao progresso da desertificação; e Dia Mundial dos Oceanos (8/6), a fim de incentivar a discussão sobre o impacto das mudanças climáticas no oceano e promover ações para sua preservação.

‌Na Capela Ecumênica, no campus Maracanã, de 4 a 6 de junho, a Semana contará com 11 mesas-redondas e uma palestra que girarão em torno da pauta ambiental. Além disso, mais de 50 atividades, entre palestras e oficinas, organizadas por docentes e técnicos administrativos, acontecerão em diferentes campi da Universidade.

Programação extensa

‌A programação da Semana foi pensada para dar visibilidade às questões ambientais por intermédio de diferentes enfoques. Com isso, mesas e palestras abordarão temas das áreas de engenharia ambiental, planejamento urbano, políticas públicas, gestão ambiental e racismo ambiental.

De acordo com a professora Alzira Batalha, diretora do Depext, o evento é, também, uma boa oportunidade para se informar sobre outros olhares em relação a questões graves que assolam o meio ambiente. “A realização da Semana é fundamental por sua interdisciplinaridade, trabalhando de forma coletiva na discussão dos problemas ambientais, principalmente no momento enfrentado pelo planeta”, afirma. “De início, havíamos pensado em enfocar os projetos extensionistas para aqueles que tinham como palavras-chave o meio ambiente, mas muitos outros chegaram e foram somando”, acrescenta.

‌Alzira ressalta que a Semana é o momento ideal para que se construa a discussão sobre os problemas ambientais, muitas vezes ocasionados pelos próprios seres humanos. “Queremos que o evento seja um encontro de diferentes pessoas que também estão inquietas com o que a ação humana vem fazendo com o nosso planeta, para que possamos somar mais e mais nesse debate e sensibilizar a todos para essa causa. O problema é de toda a sociedade brasileira e mundial”, finaliza a diretora.

‌As inscrições para participar da Semana serão feitas no momento do evento. Haverá emissão de certificado aos participantes.

‌Confira a programação:

‌Capela Ecumênica

Demais unidades