Reitoria da Uerj reafirma compromisso com a transparência e a regularização dos projetos realizados na Universidade

19/03/202421:54

Em relação à reportagem exibida hoje (19), no noticiário RJ2, na TV Globo, sobre o Projeto de Integração de Busca Ativa (Piba), desenvolvido com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) informa que o projeto não foi renovado para o ano de 2024.

Os novos gestores da Uerj assumiram a Reitoria há menos de 3 meses, comprometidos com a transparência e a regularização dos projetos realizados na instituição. Como uma de suas primeiras ações, a reitora Gulnar Azevedo e Silva instituiu um Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda 004/Reitoria/2024) que entrou em vigor no dia 21 de janeiro de 2024 e determinou a suspensão, pelo prazo de 90 dias, de todos os processos que tratem da proposição de novos projetos especiais efetivados por descentralização orçamentária. O Aeda também estabeleceu uma série de novos critérios para que os projetos especiais que estavam em efetividade até o dia 31/12/2023 fossem renovados. Apenas os projetos que atenderam aos critérios foram renovados temporariamente por um período de 90 dias.

Dentre as medidas adotadas neste período inicial, ressaltamos também as mudanças das direções de nossos órgãos de controle, bem como a implementação de novos processos de monitoramento das ações da Universidade com garantia de transparência.

Estamos elaborando um novo Aeda que estabelece critérios rígidos para a renovação dos projetos com garantia de transparência e de rigoroso controle interno.

Esclarecemos ainda que as demais informações solicitadas pelo RJ2, referentes ao período anterior à nossa gestão, tais como relatório de atividades, comprovação de trabalho efetivamente realizado e entregas, continuam sendo apuradas internamente e serão devidamente tratadas.