Reitoria da Uerj manifesta repúdio contra ação intimidatória de deputados estaduais no campus Maracanã

29/09/202316:03

A Reitoria vem expressar seu repúdio à conduta dos deputados estaduais Rodrigo Amorim (PTB), Filippe Poubel (PL) e Alan Lopes (PL) que, a pretexto de fazer uma fiscalização sobre a cobrança de estacionamento na Universidade em dia de jogo no estádio do Maracanã, adentraram o campus de forma intimidatória, provocando, constrangendo e fazendo acusações infundadas a servidores da Prefeitura dos Campi e do corpo de segurança da Universidade, que estavam trabalhando na noite da última quarta-feira (27).

Os deputados chegaram após as 21h e exigiram informações sobre procedimentos administrativos que não cabem aos servidores que se encontravam de plantão. Nossos profissionais foram constrangidos e, mesmo cumprindo as exigências dos parlamentares, acabaram sendo conduzidos à delegacia – conduta admissível somente diante de flagrante delito, que evidentemente não foi o caso. A Reitoria e Procuradoria Geral da Uerj prestaram todo o apoio aos servidores, acompanhando-os em seus esclarecimentos.

A Reitoria sempre esteve à disposição para prestar quaisquer informações sobre a cobrança no estacionamento, cuja arrecadação de recursos soma-se àqueles obtidos com aluguel de espaço físico (cantinas, auditórios, Capela Ecumênica, entre outros) em conta-corrente gerenciada pela Diretoria de Administração Financeira (DAF). Esses recursos são destinados em forma de Sistema de Desembolso Descentralizado (Sides) à Prefeitura dos Campi, que os utiliza para custear manutenção e melhorias na Universidade, a exemplo da instalação de aparelhos de ar condicionado no campus Zona Oeste; compra de bebedouros para o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) e Faculdade de Formação de Professores (FFP); apoio à infraestrutura na Vila Dois Rios, em Ilha Grande, entre outras benfeitorias.

Portanto, a Reitoria rejeita de forma veemente as atitudes descabidas dos deputados, que abusaram de suas prerrogativas, feriram a ética e o decoro, atentando ainda contra a autonomia universitária. Desse modo, ressalta que não medirá esforços para garantir os direitos de seus servidores e procedimentos administrativos que assegurem a manutenção dessa autonomia.

Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2023.

Catia Antonia da Silva

Reitora em exercício