Rede Sirius cria página especial reunindo bases de dados sobre a Covid-19 com acesso gratuito

15/04/202010:26

Diretoria de Comunicação da UERJ

Neste período de distanciamento social como medida de enfrentamento à Covid-19, crescem a necessidade e a importância do acesso remoto às informações. Pensando nisso, a Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da Uerj – organizou uma seção em seu site para reunir e divulgar conteúdos relevantes, no intuito de apoiar a comunidade acadêmica em pesquisas sobre o novo coronavírus.

A coordenadora do Núcleo de Memória, Informação e Documentação (MID) e uma das responsáveis pela página, Luciana Avellar, conta que a ideia foi concentrar as fontes de informação científica que pudessem contribuir para a pesquisa e o combate à disseminação da Covid-19. “A Rede Sirius já possuía a maioria dos conteúdos eletrônicos que está disponibilizando neste local. Contudo, alguns fornecedores estão permitindo a consulta a trabalhos específicos relacionados à doença, e consideramos interessante reunir todo o conteúdo em um único lugar”, explica.

A página oferece os links para acesso gratuito a e-books e bases de dados que tratam do coronavírus, bem como coleções de livros eletrônicos de várias áreas do conhecimento. Veja algumas opções disponíveis:

– ProQuest – reúne pesquisas de especialistas e apresenta as diretrizes de saúde e segurança de fontes globais confiáveis;

– Taylor & Francis – contém links e referências a todos os artigos de pesquisa em apoio aos esforços globais em diagnóstico, tratamento e prevenção da Covid-19;

– Biblioteca Virtual Pearson – possui acervo digital composto de milhares de títulos em áreas como Administração, Engenharia, Letras, Medicina, Psiquiatria, entre outras;

– Biblioteca Digital Cengage – engloba mais de 1.100 obras, nacionais e estrangeiras, sobre ampla gama de temas.

A página da Rede Sirius preparada especialmente para o período de quarentena também indica programação de treinamentos on-line para o uso mais eficiente dos ambientes digitais. O espaço será constantemente atualizado com as informações de novos provedores de conteúdo.

Já as bibliotecas físicas permanecem fechadas, acompanhando determinação da Universidade e do Governo do Estado de manter o isolamento social. Aqueles que estiverem com livros emprestados poderão devolvê-los no retorno das atividades acadêmicas e administrativas, sem nenhuma penalização por atraso.