Propostas aprovadas em edital da Uerj vão promover desenvolvimento regional e integração de unidades estratégicas

12/01/202317:26

Envolver para integrar. Esse foi o principal objetivo do edital lançado no final de novembro pela Superintendência de Unidades Estratégicas (SUE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que contemplou este mês propostas de sete unidades. Instituído pelo Aeda 107/Reitoria/2022, o Programa Envolve Uerj oferece recursos para projetos que estimulam a integração das unidades externas e demais unidades da Universidade, por meio de soluções inovadoras para o desenvolvimento regional. As propostas devem ser capazes de mobilizar professores, estudantes e técnicos administrativos, além de contribuir para a resolução de demandas da sociedade. Os resultados das ações contempladas serão divulgados em duas etapas, no prazo de 180 e 360 dias.

Segundo a superintendente Luanda Moraes, todos os projetos inscritos no Programa Envolve Uerj dialogam com o território e primam pela indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com a formação acadêmica e impactando socialmente.

Projetos aprovados

Um dos contemplados foi o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, o ArquiUrb, da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi – campus Petrópolis), que oferece equipamentos e oportunidades para pesquisadores e alunos na realização de propostas em habitação, urbanização, infraestrutura e espaços comunitários. Já o Instituto de Geografia aproveitou a oportunidade para fortalecer a implantação de um estúdio audiovisual, integrando as áreas de Turismo e Geografia com a disseminação do conhecimento científico.

Diretores das unidades externas estratégicas em encontro na Capela Ecumênica

Outras unidades estratégicas propuseram o investimento em ações extramuros, como o Instituto Politécnico (IPRJ), que apresentou uma iniciativa voltada à integração com a comunidade de Nova Friburgo, por meio da construção de uma quadra poliesportiva.

O campus Zona Oeste também se destacou. A Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde (FCBS) priorizou promover informação socialmente relevante para a saúde pública, com uma agenda de eventos ao longo do ano. O ingresso de alunos do Ensino Médio foi um dos focos do projeto apresentado pela Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias (FCEE), que propõe a interação com escolas a partir de atividades de divulgação e promoção científica e tecnológica. O projeto Prototipando Futuros Desejáveis, da Faculdade de Tecnologia, localizada no campus Resende, apresenta a criação de uma Comunidade de Aprendizagem e Práticas, voltada à prototipagem e validação de ideias que causem impacto no desenvolvimento social e sustentável da região. E a proposta do projeto Navegar é preciso!, elaborada pelo Ecomuseu, na Ilha Grande, busca ampliar suas atividades estendendo-as a outros territórios.

“Em comum, todas as iniciativas têm o mesmo intuito: investir em transformação e integração, algo que está plenamente alinhado com os objetivos da SUE”, avalia a superintendente Luanda Moraes. “Novos editais já estão em elaboração. Vamos incentivar a integração das unidades de forma estratégica, para incrementar projetos e ideias, valorizando cada comunidade acadêmica e suas potências na promoção de impactos sociais”, conclui.