Diretoria de Comunicação da Uerj
O projeto PPGBiociências & Escolas Públicas, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Biociências da Uerj, celebra, em 2025, 15 anos de atividades voltadas à divulgação científica no ensino fundamental de escolas públicas. Criado em 2010, o projeto promove oficinas, visitas monitoradas, minicursos e ações de popularização da ciência, aproximando a Universidade da comunidade escolar e incentivando o interesse dos estudantes por diferentes áreas do conhecimento.
Para a professora e coordenadora-geral do projeto, Thereza Christina Barja-Fidalgo, o objetivo, desde o início, foi tornar a pesquisa acessível. “A ideia era mostrar o que fazíamos, traduzindo em uma linguagem que pudesse ser entendida e valorizada por eles”, afirma. “A divulgação científica contribui para que crianças e adolescentes compreendam melhor temas que circulam na mídia e reconheçam sua relevância na vida cotidiana”, acrescenta.
Ao longo de sua existência, o projeto criou um modelo que aproxima diferentes níveis de ensino. Participam professores da pós-graduação, estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores e alunos da rede pública. As atividades combinam teoria e prática, permitindo que os estudantes conheçam não apenas os laboratórios da Uerj, mas também descubram de que maneira a ciência é produzida. O trabalho beneficia tanto a formação dos universitários que ajudam no projeto quanto a experiência dos alunos das escolas parceiras.
Aprendizado interativo
O projeto promove ainda minicursos e oficinas temáticas em que universitários de diferentes áreas, como artes, letras, geografia, matemática e biologia, trabalham em conjunto, mostrando que a ciência se manifesta em todos os campos do conhecimento. Nessas atividades, os monitores são convidados a criar jogos, produtos de divulgação científica e outros materiais didáticos, tornando o aprendizado interativo e aproximando-os da pesquisa científica.
O impacto do projeto pode ser observado em trajetórias como a de Letícia Lopes, hoje estudante de Educação Física na Uerj e bolsista do projeto, que teve seu primeiro contato com a Universidade ainda no ensino fundamental. Vinda de uma realidade periférica, ela lembra o incentivo recebido durante uma visita ao campus Maracanã: “Começar o projeto ainda na escola foi uma oportunidade que realmente mudou a trajetória da minha vida, porque me possibilitou ter acesso a informações, a oportunidades que eu talvez não teria se não fosse por ele. Eu me lembro até hoje de quando a professora Mônica Chagas falou que aquela faculdade pública nos pertencia e que poderíamos estudar ali. Essa frase mudou tudo”, revela Letícia.
A história do projeto
O PPGBiociências & Escolas Públicas teve início a partir de uma experiência pessoal da professora Mônica Chagas, que, na época, era docente da rede pública e secretária do Programa de Pós-graduação. Ao levar seus alunos do Ensino Médio Regular Noturno para atividades em laboratórios da Uerj, ela percebeu a potência dessa aproximação entre Universidade e escola. Com a adesão da professora Thereza Christina, a iniciativa se consolidou e passou a integrar de forma estável as ações do PPGBiociências. Desde então, já envolveu mais de 20 escolas públicas, com atividades que incluem oficinas, visitas monitoradas, workshops e minicursos, sendo que, atualmente, cinco escolas participam ativamente do projeto.
Segundo Mônica Chagas, coordenadora do projeto, a proposta é construir pontes entre o cotidiano dos alunos e os temas tratados nos centros de pesquisa. “Tentamos sempre fazer esse link a partir do que é simples, do que está no dia a dia do aluno, e trazê-lo para a complexidade com que os centros de pesquisa trabalham. Às vezes se pensa que os estudantes não se interessam por ciência. Não, eles só não sabem que aquele componente está ali. É uma questão de descobrir talentos, e é isso que a gente tem feito”, conclui.
