Programa da Rádio UERJ concorre a prêmio de música

22/03/201916:51

Os fãs de rádio e de música independente têm até o dia 25 de março para votar na Rádio UERJ e no “Pelas Bandas da Uerj”, programa que está em sua terceira temporada. Apresentado por Ricardo Benevides, professor da Faculdade de Comunicação Social (FCS), e Carlos Eduardo Lima, o programa é um dos finalistas do Prêmio Profissionais da Música 2019, concorrendo na categoria Programa de Rádio. Já a Rádio UERJ concorre na categoria Webradio.

Nessa etapa, as votações são abertas ao público e podem ser feitas de forma inteiramente online. Basta acessar o site ppm.art.br/cadastro e criar um cadastro com login e senha. Em seguida, o internauta deve selecionar a modalidade Convergência, escolher as duas categorias indicadas e votar no programa e na rádio. O anúncio dos últimos finalistas está previsto para 29 de março e a terceira etapa de votação – apenas para jurados especializados – deve começar em 1º de abril.

Desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Educacional (CTE), a Rádio UERJ foi uma das primeiras rádios universitárias com programação contínua no Brasil. Para Benevides, concorrer ao prêmio é motivo de orgulho para toda a equipe e serve para coroar uma conquista importante: em 2019, a rádio passou a ser classificada como um projeto de extensão da UERJ, o que cumpre, segundo o professor, seu papel de produzir conhecimento. “É interessante que o prêmio dê essa visibilidade e tomara que ganhe. Mas, se não ganhar, só a indicação já é muito importante”, enaltece.

Ele ressalta ainda a importância do profissionalismo e da competência técnica da equipe e, sobretudo, da excelência nas condições de gravação. “Precisa ser sempre enfatizado que estamos gravando em estúdios muito sofisticados. Atualmente, em termos de equipamento e estrutura, o CTE não deixa nada a dever a nenhum estúdio de rádio universitária do país”, afirma.

Criado em 2015, o Prêmio Profissionais da Música chega à quinta edição com o intuito de reconhecer a contribuição dos diversos profissionais envolvidos na construção de produções musicais e audiovisuais.