Professoras da UERJ recebem moção de reconhecimento

19/12/201912:15

A vice-reitora da UERJ, Maria Georgina Muniz Washington, e a professora emérita Lená Medeiros de Menezes se emocionaram, nesta quarta-feira (18), ao receber Moção de Louvor e Reconhecimento concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A homenagem, proposta pelo vereador Leonel Brizola Neto, foi realizada no Plenário dos Conselhos, no campus Maracanã.

“Fico muito feliz, mas acredito que esta moção não é minha; é da UERJ e, portanto, eu a aceito em nome de toda a nossa comunidade”, disse a vice-reitora Maria Georgina. “Em primeiro lugar, estou muito honrada por a iniciativa ter partido do vereador, neto de Leonel Brizola, que criou os CIEPs e deu oportunidade de educação integral de qualidade no seu governo; em segundo, é uma alegria estar ao lado de Georgina, a quem respeito pelo empenho em fazer desta uma grande universidade; por fim, é uma honra representar aqui minha irmã Leila”, falou a professora Lená, bastante comovida. A professora Leila Medeiros de Menezes também foi homenageada, mas não pôde comparecer por problemas de saúde.

O vereador Leonel Brizola Neto disse que a moção é uma forma de afirmar a importância da Universidade.  “Neste momento sombrio, em que a educação e a ciência estão sendo atacadas por pensamentos medievais, precisamos resgatar o papel da UERJ. Esta foi a primeira universidade a instituir as cotas, daqui saem grandes pesquisadores. O papel da UERJ é, na verdade, de defesa da nossa democracia, do desenvolvimento social. Então, nada melhor do que homenagear duas representantes desta luta”, afirmou.

Para o reitor Ruy Garcia Marques, a honraria trouxe grande felicidade para toda a comunidade acadêmica. “É o que a própria UERJ gostaria de fazer como forma de agradecer e reconhecer a bela trajetória destas valorosas guerreiras”, afirmou. Marques disse que, mesmo não estando no campus Maracanã, como docente na Faculdade de Ciências Médicas, sempre ouvia falar do significante trabalho desenvolvido por elas em suas unidades de origem e também em funções institucionais. “Somente viemos a nos conhecer de fato em 2005, quando nós três éramos membros do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CSEPE)”, contou. O reitor disse ter ficado muito orgulhoso ao entregar o título de professora emérita à Lená, em 2018, e agradeceu pela competência e lealdade de Georgina, que o substituiu no cargo por cinco meses em 2016, quando precisou passar por uma cirurgia cardíaca.

Trajetória de dedicação à Universidade

Maria Georgina Muniz Washington é docente da Faculdade de Engenharia. Além de vice-reitora, já foi sub-reitora de Extensão e Cultura, diretora do Centro de Tecnologia e Ciências (CTC) e chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente. Lená Medeiros de Menezes é pesquisadora visitante do Programa de Pós-graduação em História. Foi sub-reitora de Graduação e coordenadora institucional do Programa Ciência Sem Fronteiras. Esteve à frente da implantação do Mestrado e do Doutorado em História na Universidade.