Oficina de textos acadêmicos do Cepuerj está com inscrições abertas

18/03/201913:17

Quem nunca teve dificuldades para elaborar um texto para um trabalho final de graduação ou pós-graduação? E quem nunca ficou inseguro sobre como escrever aquele projeto de pesquisa para ser avaliado durante o processo seletivo para Mestrado ou Doutorado? É para auxiliar na capacitação dos estudantes ao desenvolverem seus projetos científicos que o Centro de Produção da UERJ (Cepuerj) está com inscrições abertas – até o dia 2 de abril – para o curso “Oficina de textos acadêmicos: o que é e como se faz?”.

Coordenado pelo professor Bruno Miranda Neves, mestre em Educação e graduado em Pedagogia pela Universidade, o curso será realizado nos dias 2, 4, 9 e 11 de abril, das 18h às 21h, no campus Maracanã. As aulas são para estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Sociais e Humanas que estejam desenvolvendo projetos e textos acadêmicos, além de pesquisadores iniciantes e candidatos a vagas em programas de pós-graduação.

Nas aulas, os alunos poderão ampliar noções de pesquisa científico-acadêmica e de estrutura de textos acadêmicos, o que inclui projetos, artigos e monografias de conclusão de curso. Serão abordados também temas como sistematização de leituras (fichamentos, resumos e resenhas), início e desenvolvimento do texto e informações sobre como, onde e o que pesquisar.

O curso contará com três instrutores, que proporão exposições, tarefas práticas e dinâmicas. Os alunos serão avaliados a partir de suas participações críticas nas aulas e deverão produzir um esboço de projeto, artigo, resenha ou revisão de trabalho que estiverem desenvolvendo em seus cursos de origem. Os participantes deverão também completar a frequência mínima de 12 horas.

As aulas serão realizadas na sala 2 do térreo do Centro Cultural da UERJ, localizada na Rua São Francisco Xavier, nº 524. As inscrições têm taxa de investimento de R$ 200,00 e podem ser feitas aqui.