Número de candidatos no vestibular da UERJ volta a crescer após anos de crise

26/10/201818:31

O número de candidatos no Vestibular da UERJ, que vinha caindo desde a seleção para 2016 em decorrência da crise do Estado do Rio de Janeiro, voltou a crescer para o Vestibular Estadual 2019. Nesta edição, houve um total de 125 mil candidatos para 5.701 vagas, número superior em 44% aos inscritos no ano passado, quando 86 mil estudantes participaram do mesmo processo seletivo.

Os números apontados compreendem a soma dos participantes das três provas do vestibular (1° e 2° exames de qualificação e exame discursivo). Considerando apenas o exame discursivo, o número também é superior ao do concurso do ano retrasado (2017), quando houve 31.306 candidatos para a mesma prova. Os cursos mais procurados pelos candidatos foram, na ordem, os de Medicina, Relações Internacionais, Jornalismo, Psicologia, Odontologia, Design e Direito.

Diretor do Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA), Gustavo Krause afirma que a UERJ continuará tomando medidas para que o Vestibular da Universidade seja cada vez mais atrativo para os estudantes. “Trata-se de um fato a ser comemorado, mas discretamente, porque ainda temos muito trabalho pela frente”, diz.

O primeiro exame de qualificação para o Vestibular 2019 foi realizado no dia 10 de junho, e o segundo no dia 16 de setembro. O exame discursivo será aplicado no dia 2 de dezembro. Informações sobre os resultados das provas e cronograma podem ser acessados em: http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj.