Semana promove inclusão de meninas e mulheres na ciência

27/09/201910:28

Diretoria de Comunicação da Uerj

Ter um lugar de fala e ser reconhecida no mercado de trabalho. Essas e outras questões que permeiam o universo feminino serão abordadas na Semana Meninas e Mulheres na Ciência, evento que tem por objetivo proporcionar vivência e conhecimento variados, dando voz às meninas e mulheres, de 30 de setembro a 4 de outubro, no campus Maracanã.

A ideia surgiu quando Fernanda Campos, então aluna da Faculdade de Geologia (FGEL), precisou enfrentar o mercado de trabalho e constatou a disparidade salarial entre homens e mulheres. Com um grupo de amigos da faculdade, ela resolveu dar vida ao evento de valorização do papel da mulher na ciência, encorajando aquelas que têm interesse pela área. Além dos organizadores, o grupo conta com a participação de voluntários e professores.

A primeira edição, no ano passado, reuniu 20 voluntários com motivos diferentes para participar do movimento. “Quando Fernanda trouxe esse tema, acho que bateu lá no fundo do nosso coração e todo mundo se engajou. Uma pessoa foi puxando a outra”, revela Thais Parméra, doutoranda em Geociências e voluntária.

Para Rachel Rodrigues, estudante de Geologia e uma das organizadoras do evento, o mais importante é fazer a diferença. “Impactar as vidas dessas meninas é o que vale a pena todo o esforço”, afirmou.

Para a diretora da Faculdade de Geologia, Lélia Maria de Araújo Kalil Thiago, a empolgação das alunas a motiva. “Eu acabo participando, porque eu me entusiasmo muito, mas foi tudo mérito delas. Estou aqui para dar apoio”, contou a professora. 

O encontro acontece de 30 de setembro a 4 de outubro, no auditório 11 do campus Maracanã (1º andar – Bloco F). Confira mais detalhes sobre a programação.