Memorial do Ensino de Ciências é aberto ao público

11/12/201911:52

O Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (Ibrag) inaugurou, no dia 6 de dezembro, o Memorial do Ensino de Ciências. O objetivo é que o local torne-se referência para estudantes, professores e pesquisadores. Na sala, localizada no Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha, no campus Maracanã, poderá ser consultado vasto acervo, com peças reunidas desde a década de 1960. Entre os itens, estão livros e revistas científicas, coleções de plantas e animais, coleções de rochas e minerais e material experimental.

A idealizadora do projeto, Marly Veiga, foi homenageada na cerimônia. “Estar com a professora Marly desde a minha graduação é uma honra”, disse a atual vice-diretora do Ibrag e diretora eleita para a gestão 2020-2023, Norma Albarello. Veiga chegou à UERJ em 1977, já trazendo na bagagem 17 anos de experiência profissional, no magistério e na direção do antigo Centro de Ciências da Guanabara (Cecigua). Aposentou-se em 2008, mas nunca deixou de vir à Universidade. Aos 81 anos, ela ainda dá aulas no curso de Especialização em Ensino de Ciências.

Marly Veiga, idealizadora do projeto

“Recentemente, ganhamos um elevador novo de presente aqui no prédio, mas mesmo sem ele eu continuaria vindo”, brincou a professora. “Para mim, é um prazer subir cinco andares, agradeço a possibilidade de todos que permitiram que eu fosse talvez a professora mais feliz da Universidade. A história do Ensino de Ciências está ligada à minha própria história e esse Memorial é o resultado dessa longa trajetória”, contou.

Além da presença em sala de aula, Marly Veiga também foi diretora do Ibrag de 1986 a 1992. Dedicou-se a tornar as disciplinas mais práticas e interessantes. Na mesma época, criou o projeto Ciência no Dia a Dia, para confecção de kits de experimentos de Biologia, Física e Química para professores da Educação Básica, vendidos a preços de custo. “Certa vez o governo do Estado queria implantar um sistema absurdo; veio a professora Marly e ofereceu um material muito melhor e pelo menos 20 vezes mais barato”, lembrou o sub-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Egberto Gaspar de Moura.

Professores Luís Alexandre Magalhães, Egberto Moura, Jorge José de Carvalho, Marcos Gayoso, Tania Netto, Marly Veiga e Norma Albarello

A sub-reitora de Graduação, Tania Carvalho Netto, também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela professora ao longo de décadas e consolidado na abertura da sala. “Acho que é uma ousadia da nossa parte criar um memorial neste momento em que a Ciência está sendo tão atacada.  É mais um exemplo de resistência”, ressaltou.

O Memorial do Ensino de Ciências pode ser visitado todas as quartas-feiras, das 10h às 17h. O endereço é Rua São Francisco Xavier, 524 – Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha (“Haroldinho”), sala 503 – campus Maracanã. Agendamentos e mais informações pelo e-mail memorialciencias@gmail.com e telefone (21) 99775-2265.