Laboratório da Uerj desenvolve ações de comunicação e marketing para empreendedores de periferias

29/07/202512:38

Diretoria de Comunicação da Uerj
Alunos da equipe do LPPM: atuar no empreendedorismo social é experiência transformadora

 

O Laboratório de Publicidade, Propaganda e Marketing (LPPM), vinculado à Faculdade de Administração e Finanças (FAF) da Uerj, completa um ano se consolidando como um espaço de troca entre o conhecimento acadêmico e as demandas da economia social. Criado com o objetivo de conectar estudantes universitários a iniciativas empreendedoras, o LPPM desenvolve ações práticas de comunicação e marketing voltadas a negócios das periferias e comunidades do Rio de Janeiro.

A proposta do laboratório é atuar como uma ponte entre a formação universitária e os desafios enfrentados por empreendedores sociais que, muitas vezes, não têm acesso a recursos de comunicação visual, branding ou estratégias de divulgação como as empresas de médio e grande porte de outros segmentos. Por meio de processo de seleção, o LPPM avalia projetos que passam a contar com o apoio de estudantes e professores em frentes como desenvolvimento de identidade visual, criação de logomarcas e consultorias em marketing digital.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Maria Cecília Trannin, da FAF, o interesse pelo tema é antigo. “Como publicitária, desde cedo entendi o poder dos nossos instrumentos de comunicação e decidi usá-los em prol das causas. Tanto que fiz mestrado e doutorado em Ecologia Social e vinha trabalhando a área de Comunicação em Mudanças Climáticas desde 2011. Uma palestra da professora Rita Afonso (UFRJ) sobre empreendedorismo de periferias e a intensa vocação social da Uerj me fizeram pensar em atuar também na comunicação de impactos sociais nas comunidades”, explica.

Maria Cecília (ao centro) com alunos na Uerj Sem Muros

A ideia começou a tomar forma a partir do pedido dos alunos da disciplina de Marketing por um maior aprofundamento dos conteúdos específicos de publicidade e propaganda do curso. A sugestão de criar um projeto de extensão, trazida por uma das alunas, Gisela Gomes, foi o impulso que faltava. “O interesse dos alunos pela área foi decisivo para darmos início ao projeto. Convidei o meu colega Ronaldo Chataignier, também professor da FAF e doutor em Marketing, para abraçá-la. Iniciado em julho de 2024, o LPPM completa o primeiro ano de atuação e já gerou frutos, com dois novos laboratórios extensionistas iniciando no segundo semestre de 2025: ‘Finanças para empreendedores de impacto’, com a professora Marcela Lobo, e ‘Captação de Recursos e Estratégia’, este coordenado pelo professor Ronaldo Chataignier e também integrado por mim”, comemora Maria Cecília.

Os dois lados da moeda

Para a aluna do curso de Administração e gerente de criação da equipe do LPPM, Gisela Gomes, atuar em cases de empreendedorismo social é uma oportunidade única. “Poder acessar o ‘outro lado da moeda’ é uma experiência transformadora. Existe muito potencial nas empresas e nos empresários da periferia. O nosso papel é apenas iluminar ainda mais a imagem e a força desses empreendedores”, descreve. “A maior parte da equipe do laboratório vem de zonas periféricas, regiões carentes de cultura e de acesso à educação. Por isso, quando sentamos de frente com o cliente, há muita empatia envolvida na troca de informações”, relata Gisela.

Um dos cinco negócios inicialmente selecionados para receber suporte técnico nas áreas de publicidade e marketing foi o projeto “Passarela do Bem – Mulher Renovada”, que celebra a superação e a autoestima de mulheres que enfrentam o câncer de mama, idealizado pelo empreendedor Lúcio Matias. “Fiquei muito lisonjeado por ter sido escolhido para essa experiência”, revela. “O que mais me surpreendeu foi a percepção e a sensibilidade dos alunos. Eles desenvolveram um plano de comunicação completo para o projeto. A qualidade do estudo e a profundidade da percepção foram tocantes. Eles realmente mergulharam no propósito com o coração aberto”, conclui o empreendedor.

Dividindo experiências para multiplicar resultados

Além dos cases de marketing, o LPPM também atua na organização de eventos. Em junho, o laboratório promoveu, em parceria com o Grupo de Pesquisa Centro de Referência em Negócios de Impacto, o seminário “Negócios de impacto social: histórias, caminhos e desafios”. A atividade reuniu empreendedores, pesquisadores e representantes do poder público em uma roda de conversa sobre práticas de transformação social com base em modelos sustentáveis de negócio.

Com essas ações, o Laboratório de Publicidade, Propaganda e Marketing da FAF confirma a vocação da universidade pública como agente de transformação social, promovendo a democratização do acesso ao conhecimento e a oportunidades profissionais, ao mesmo tempo que valoriza o protagonismo de empreendedores que atuam em iniciativas de impacto social.

Os empreendedores interessados em participar da seleção para o atendimento do LPPM devem enviar nome, tipo de negócio e contato para o e-mail laboratoriopropagandauerj@gmail.com. É obrigatório ser um negócio lícito, existente ou em processo de abertura, de oferta de produtos ou serviços, em uma comunidade ou região de periferia e preferencialmente com cunho social ou ambiental. O empreendedor deverá liberar a divulgação do resultado da consultoria no evento Uerj Sem Muros.