Justiça garante à Uerj posse de imóvel para instalação do novo campus na Região dos Lagos

16/03/202319:40

Os tão aguardados cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em Cabo Frio já têm lugar garantido para sua implementação. Saiu nesta quinta-feira (16) a sentença de imissão de posse parcial do imóvel localizado ao lado do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, no bairro Jardim Flamboyant.

Prédio que abrigará o novo campus da Uerj em Cabo Frio

De acordo com a decisão da desembargadora Lúcia Helena do Passo, as instalações serão compartilhadas pelo período de até 18 meses com a antiga proprietária, a faculdade particular Ferlagos, que ainda tem alunos em fase de conclusão dos estudos. Depois desse tempo, a Uerj terá posse plena e total do prédio.

“Foi com muita felicidade que recebemos essa notícia, pois é um desejo antigo da população da Região dos Lagos, que vínhamos com afinco buscando atender”, comemorou o reitor Mario Carneiro, ao saber do resultado.

Segundo o reitor, serão necessárias obras de reparo em algumas salas e laboratórios, mas isso não atrasará o início das aulas, no próximo ano. “Dependíamos da decisão da Justiça sobre a desapropriação do imóvel para começar esse processo. Mas agora vamos entrar imediatamente no prédio para fazer os ajustes”.

O novo campus vai oferecer 40 vagas para Medicina e 50 para cada um dos demais cursos. A seleção dos candidatos ocorrerá junto com as demais graduações da Universidade, pelo Vestibular Estadual 2024, que já tem provas marcadas para 4 de junho, 3 de setembro e 3 de dezembro. As inscrições ainda não começaram.