Instituições públicas de educação do Rio reivindicam encontro com governador e MEC para regularizar situação do Cederj

03/11/202316:12

O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) publicou, nesta sexta-feira (3), nota em que manifesta o desejo de encontro urgente com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e com o Ministério da Educação (MEC). Em pauta, a necessidade de ajustes no Consórcio Cederj, por meio do qual são ofertados cursos de graduação gratuitos na modalidade Educação a Distância.

Além da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), integram o Friperj mais nove instituições: UFRRJ; UFF; Unirio; UFRJ; Uenf; IFF e IFRJ, Cefet-RJ e Colégio Pedro II. Veja a nota na íntegra:

Nós, reitores do FRIPERJ abaixo assinados, estamos reivindicando aumento das bolsas dos tutores do CEDERJ com a normalização da situação de nosso Consórcio, e aguardando as soluções apresentadas pelo Governo do Estado em reuniões anteriores conosco. O não reajuste das bolsas e também o não cumprimento dos encaminhamentos feitos pelos secretários de Ciência e Tecnologia e pela Presidência do CECIERJ, em encontros com os reitores desse Fórum, têm levado insegurança a todos os atores envolvidos no consórcio de Educação à Distância das IES públicas de nosso estado. Mesmo nos colocando abertos ao diálogo e insistindo em reuniões para resolver a questão, estamos sendo desrespeitados.

Dessa forma, o único caminho que enxergamos é uma reunião das instituições públicas de ensino superior do Rio de Janeiro com o Governador do Estado e o MEC. A necessidade de uma solução para o impasse é urgente!

Cientes da importância da formação de qualidade dos nossos alunos e alunas, reafirmamos nosso
comprometimento com a resolução do problema.

Atenciosamente,

Ana Paula Giraux Leitão, CPII