Inaugurações de Restaurantes Universitários na FEBF e na FAT reforçam política de permanência estudantil

02/10/202513:11

Diretoria de Comunicação da Uerj
Elaine Soares, aluna do curso de Matemática da FEBF: “Esse restaurante é imprescindível para a vida de todos”

A Uerj segue ampliando sua rede de Restaurantes Universitários (RUs) com a inauguração oficial da unidade da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), em Duque de Caxias, no último dia 23 de setembro. Dando sequência, neste mês de outubro será a vez da Faculdade de Tecnologia (FAT), em Resende, receber oficialmente o seu RU. As cerimônias visam formalizar o funcionamento desses dois restaurantes – que já oferecem serviço regular desde agosto –, e reafirmam o compromisso da Universidade de inaugurar RUs em todos os campi.

Na abertura do evento na FEBF, estiveram presentes a reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva, o vice-reitor Bruno Deusdará, o pró-reitor de Políticas e Assistência Estudantis (PR4) Daniel Pinha e o prefeito dos Campi Rodrigo Pessoa. Para simbolizar a integração com a comunidade acadêmica, todas as autoridades presentes almoçaram no local com os estudantes.

A diretora do campus de Duque de Caxias, Amália Dias, comemorou a mudança de cultura percebida em pouco mais de um mês de operação do RU. “Os estudantes estão passando mais tempo aqui, porque eles têm a garantia do almoço e do jantar. A frequência nas aulas aumentou. A faculdade está até mais cheia no turno da noite”, relatou.

Demanda antiga da comunidade universitária

Gulnar deu boas-vindas aos estudantes no RU

Após dar as boas-vindas aos estudantes na entrada do RU, a reitora da Uerj ressaltou o esforço da Universidade em possibilitar o acesso à alimentação de qualidade nos campi. “Desde que assumimos a Reitoria, colocamos como uma das prioridades máximas garantir este acesso. Com muita dificuldade, trabalhamos nisso e hoje ficamos muito felizes ao constatar que quase todos os nossos campi oferecem refeições. É uma demanda antiga que estamos conseguindo realizar”, celebrou Gulnar.

A previsão para o RU do campus de Duque de Caxias é chegar ao total de 700 refeições diárias, entre almoço e jantar. Atualmente, esse número chega a 550 refeições por dia, segundo Patrícia Perez, diretora do Departamento de Assistência Alimentar e Mobilidade Espacial (Depame) da Uerj. O serviço funciona na modalidade de refeição transportada – produzida na sede da empresa e distribuída em balcões na unidade.

Total de sete RUs previstos até 2026

RUs oferecem uma alimentação balanceada

Na Faculdade de Formação de Professores (FFP) de São Gonçalo, o RU – que já havia iniciado as atividades no primeiro semestre deste ano – foi reaberto no dia 15 de setembro, após um período de ajustes. O serviço é oferecido na modalidade de refeições em “quentinhas”, e a nova empresa licitada instalou um balcão em que os alunos podem se servir individualmente do feijão. “Isso faz uma diferença muito grande, pois evita que o feijão ‘empape’ o arroz dentro da ‘quentinha’”, explica Patrícia, reforçando que essa particularidade demonstra o cuidado com a qualidade no atendimento.

A diretora do Depame também reforçou que, além do RU do campus Maracanã, entraram em funcionamento, em 2025, mais três RUs, além de outras três previsões de implantação, uma para este ano e duas outras no próximo, totalizando sete unidades. “Já temos funcionando os novos Restaurantes Universitários da FFP, em São Gonçalo; da FAT, em Resende; e do Instituto Politécnico (IPRJ), em Nova Friburgo. Também está prevista a abertura do RU da Uerj Zona Oeste (Uerj-ZO, em Campo Grande) ainda em 2025; para 2026, prevemos a implantação de RUs na Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), na Lapa, e no campus de Cabo Frio”, lista Patrícia.

Estruturação por meio de concurso público

Para garantir a qualidade do serviço, a Universidade solicitou, em 2023, a realização de um novo concurso público para a contratação de nutricionistas. De acordo com Patrícia, os aprovados já estão sendo convocados conforme a abertura de cada unidade. “Esse concurso foi feito em 2024. Assim que o Restaurante Universitário é inaugurado, a nutricionista toma posse. No Maracanã já assumiram três, além de uma na FEBF, duas na FFP, uma no IPRJ e uma na FAT”, detalhou.

A expansão do serviço também incluiu, desde o dia 17 de setembro, a oferta de café da manhã para estudantes de pós-graduação no campus Maracanã, com planos de estender a iniciativa para todos os campi no futuro. “Nós observávamos que muitos estudantes vinham para a sala de aula com fome. Se você está com fome, o rendimento é muito baixo. É um compromisso da Universidade em oferecer a primeira refeição”, completou Patrícia.

Andréa Andrade, nutricionista do RU da FEBF

Andréia Andrade, nutricionista responsável pelo RU da FEBF, destacou a importância de oferecer uma alimentação balanceada. “É uma política que auxilia a permanência dos alunos e proporciona uma alimentação equilibrada, baseada no Guia Alimentar para a População Brasileira [publicação do Ministério da Saúde com edições em 2006 e 2014], o que colabora para o processo de aprendizagem”, explicou.

Segundo ela, o cardápio segue a mesma base do RU do Maracanã. “São duas opções de salada, arroz e feijão à vontade; além de uma proteína ou da opção ovolactovegetariana, servidos pelas atendentes; para completar, tem a sobremesa, com opções de fruta todos os dias ou doce, este último oferecido em apenas dois dias da semana”, resumiu.

Impacto na permanência estudantil

Para a aluna do 3º período de Matemática da FEBF Elaine Soares, o restaurante representa um acolhimento essencial. “A gente se sente amparada. Antes, quando precisávamos vir de manhã e ficar até a tarde, tínhamos que ir lá fora pagar R$ 18, e nem sempre podíamos. Esse restaurante é muito necessário e imprescindível para a vida de todos. Não só dos estudantes, mas também dos funcionários e dos professores”, apontou.

Autoridades da Uerj almoçaram no local com os estudantes

O pró-reitor Daniel Pinha reforçou o papel central dos RUs na política de assistência da Uerj. “O Restaurante Universitário é o nosso principal equipamento de assistência estudantil. Os alunos, além de se alimentarem, constroem vínculos com a Universidade. Comer no RU, com as melhores orientações nutricionais, faz com que eles estudem e aprendam melhor. É um projeto de educação alimentar e de promoção da saúde”, argumentou.

A diretora da FEBF comemora o resultado positivo dessa política de permanência já no primeiro mês de funcionamento. “Em breve pretendemos realizar outro evento para colocar o nome do restaurante de ‘Merendeiras’. Como aqui é um prédio de Ciep, queremos homenagear essa categoria histórica de funcionárias, reconhecidas inclusive como educadoras”, finalizou Amália.

Fotos: George Magaraia