Homenagens, exposições, apresentações artísticas e iluminação do Cristo Redentor marcam a semana comemorativa dos 75 anos da Uerj

11/12/202515:24

Diretoria de Comunicação da Uerj
Servidores técnicos, docentes, alunos e trabalhadores terceirizados se reuniram para celebrar o aniversário da Uerj

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) celebrou seus 75 anos de existência e resistência com uma semana de atividades culturais, institucionais e acadêmicas. Entre 1º e 5 de dezembro, estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes, aposentados e ativos, além de familiares, colaboradores e convidados, participaram de cerimônias, concertos, shows e exposições. A programação ressaltou o papel da Universidade como referência em ensino, pesquisa, extensão, inovação e produção cultural desde 1950.

As comemorações começaram na segunda-feira (1º), no Teatro Odylo Costa, filho, com o retorno da companhia de dança da coreógrafa Deborah Colker ao campus Maracanã. “Sagração”, espetáculo livremente inspirado na obra “A sagração da primavera”, de Igor Stravinsky, trouxe uma reflexão coreográfica sobre a origem, a evolução e a continuidade da vida humana. 

O espetáculo, apresentado em único ato, recebeu longos aplausos ao final.

Na terça-feira (2), o Teatrão sediou a cerimônia em homenagem aos servidores que completaram 25, 40 e 50 anos de atuação na Universidade. A reitora Gulnar Azevedo e Silva destacou o compromisso institucional com a preservação da memória, a diversidade e a inovação. “Ao longo desse caminho histórico, foi demonstrado que é possível conciliar tradição e renovação. Consolidando a Uerj como instituição viva, resiliente e capaz de se reinventar continuamente”, declarou. “Um lugar onde as várias gerações se encontram na tarefa de formar aqueles que levarão adiante seu compromisso com o conhecimento e a sociedade”, afirmou.

Em seguida, foram entregues os certificados do Prêmio Anísio Teixeira (PAT), em sua quinta edição, reconhecendo 20 técnico-administrativos por excelência e dedicação ao trabalho. A servidora técnico-administrativa do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Uerj, Cilea do Nascimento Silva Ramos, em nome do grupo, exaltou a importância simbólica do prêmio. “Represento aqui cada técnico administrativo que, com dedicação silenciosa, compromisso e amor pelo que faz, sustenta o cotidiano da nossa Universidade e contribui para que ela seja grande. Que esse reconhecimento inspire todos nós e que continuemos trabalhando com excelência, humanidade e esperança pela nossa universidade”, disse.

Após as homenagens, o Coral Altivoz e o Multibloco se apresentaram, seguidos do coquetel.

Atividades o dia inteiro

A quarta-feira (3) teve programação diversificada no campus Maracanã. Das 9h às 14h, no hall dos elevadores, foram aplicadas vacinas contra difteria e tétano (Dt), hepatite B e tríplice viral, em ação conduzida pela Faculdade de Enfermagem.

Às 14h, a Galeria Candido Portinari abriu suas portas para a exposição “Setenta e Cinco: uma exposição histórica e cultural sobre os 75 anos da Uerj”. Organizada pelo Centro de Tecnologia Educacional (CTE), Departamento Cultural (Decult), Diretoria de Comunicação Social (Comuns) e Rede Sirius, a mostra reúne imagens, objetos, registros audiovisuais e materiais de acervo sobre a trajetória da Universidade.

No térreo, também foi inaugurada a exposição coletiva e itinerante “Uerj em Foto”, com 28 imagens produzidas por estudantes e trabalhadores, selecionadas em chamada pública. As duas mostras ficarão abertas ao público até 31 de março de 2026.

Apresentação de Ah! Banda

À noite, às 19h, a Ah! Banda, formada por alunos e ex-alunos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), apresentou o espetáculo “Encontros. O Milton, o clube e tantos mais”, reunindo músicas de diferentes fases da carreira de Milton Nascimento.

As cores da Uerj iluminaram a estátua do Cristo Redentor, no Corcovado

Para encerrar o dia, das 20h30 às 21h30, em parceria com o Santuário Cristo Redentor, uma iluminação especial nas cores institucionais da Uerj, azul e dourado, foi projetada no monumento, simbolizando a celebração pelos 75 anos da Uerj.

 

Boa comida, diversão e arte

Na quinta-feira (4), data oficial da fundação da Universidade, os Restaurantes Universitários (RUs) dos campi Maracanã, IPRJ (Nova Friburgo), FFP (São Gonçalo), Febf (Duque de Caxias) e FAT (Resende) serviram um cardápio comemorativo escolhido por votação pelos usuários. Ao meio-dia, no hall dos elevadores do Pavilhão João Lyra Filho, foi distribuído o segundo bolo de aniversário, com direito aos parabéns à aniversariante.

No Teatro Odylo Costa, filho, às 19h, a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem realizou o “Concerto de Aniversário”, com repertório que foi das óperas clássicas ao chorinho e à Bossa Nova, com participação do Coral Altivoz, do Coral Atrás da Nota e da plateia, a convite do maestro Anderson Alves. A noite terminou com um coquetel de confraternização e performance do grupo musical Trio, com participação do cartunista Aroeira.

Conexão Rio de Janeiro

Encerrando a semana, na noite de sexta-feira (5), a cantora Fernanda Abreu, “garota carioca, swing sangue bom”, reuniu fãs de várias gerações, para cantar e dançar os grandes sucessos da carreira, com direito a um baile de funk e carnaval no “bis”. O show foi realizado na Concha Acústica Marielle Franco, no campus Maracanã.

Programação estendida

As comemorações continuam no dia 16 de dezembro, às 20h30, com o concerto de integração entre a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, no Teatro Odylo Costa, filho. No programa, a execução da Sinfonia nº 1, de Gustav Mahler, sob regência do maestro Marcelo Lehninger. Os ingressos já estão disponíveis no site da Sympla e são gratuitos para a comunidade da Uerj.

Fotos: George Magaraia e Felipe Braz